Chás que aliviam a dor de barriga

Por Redação

Dor de barriga

Imagem: Reprodução

Todos nós já passamos por uma dor de barriga, seja uma daquelas graves, de causar calafrios e receio de não chegar ao banheiro a tempo, seja uma simples, onde o desconforto e a dor nos deixam  inquietos.

A dor de barriga pode ter motivos simples, como o aumento de gases no intestino, ou mais sérios, como uma intolerância alimentar ou a ingestão de alimentos estragados. Quando há um quadro assim, o normal é que ocorram cólicas, enjôos, às vezes vômito e diarreia.

Este problema, após medicado, deve passar em até 24 horas. Não passando, um médico deve ser procurado, já que outros problemas mais sérios do que os alimentares podem ser a razão para o mal-estar. Gestantes, por exemplo, não devem ficar com dor de barriga, pois pode ter a ver com sua gravidez e não intestinos, por isso, deve procurar seu médico obstetra rapidamente.

O tratamento pode ser feito de forma muito natural, com chás à vontade para hidratar e tratar a causa da dor e desconforto, também água de coco é excelente nesses casos, pois hidrata, repondo os sais minerais perdidos em caso de diarreia e vômito.

Veja alguns chás para dores de barriga

  • Chá de boldo: trata o fígado, em casos de intoxicação alimentar;
  • Chá de camomila: acalma o estômago e relaxa, aliviando cólicas e enjôos;
  • Erva doce: em casos de flatulência;
  • Endro: também ajuda a aliviar a dor e enjôos;
  • Macela: é excelente para tratar o fígado e aliviar as dores;
  • Hortelã: alivia enjoos e cólicas.

Receita de chá de erva doce “turbinado” para a dor de barriga

Ponha em uma panela: 300ml de água, 4 folhas de louro, 1 clh (chá) de camomila e 1 clh (sopa) de erva doce e ferva alguns minutos.

Beba uma xícara de café a cada duas horas enquanto estiver com dor de barriga.