Chá de morango, um ótimo auxiliador da digestão

De cor vermelha, bonito aspecto e de sabor e aroma agradáveis, o morango é uma…


De cor vermelha, bonito aspecto e de sabor e aroma agradáveis, o morango é uma fruta bastante conhecida e apreciada pela maioria das pessoas. Além de saborosa, esta fruta é uma poderosa aliada da saúde, já que é fonte de fibras, vitaminas e sais mineiras; combate o colesterol, controla a pressão arterial; fornece ferro, fósforo, potássio e cálcio; ajuda a manter a pele luminosa; é considerado um laxante suave; combate os radicais livres etc. Os benefícios proporcionados pela fruta não param por aí: o morango é ótimo para quem está de dieta, já que cada 100 gramas da fruta contém apenas 33 calorias! E o chá de morango, você conhece? Confira a seguir as suas propriedades e os seus benefícios à saúde.

Chá de morango, um ótimo auxiliador da digestão

Foto: Reprodução

Benefícios do chá de morango

O chá de morango contém nutrientes como a vitamina C, o cálcio, ferro e fósforo; auxilia no processo de emagrecimento, é antioxidante e diurético. O chá preparado com as folhas do morango melhora as funções do organismo em geral, no entanto, sua ação mais efetiva é no aparelho digestivo. Devido a presença de substâncias como os alcalóides, taninos, as biomoléculas que se ligam com as proteínas, os aminoácidos e outros compostos de pH baixo, este chá alivia o estresse estomacal, combatendo dores, cólicas, náuseas, inchaço, diarreia, dentre outros problemas. Geralmente, as folhas são usadas quando já secas.

Receita de chá de morango

Ingredientes:

– 8 morangos;
– 1 pedaço de canela em pau;
– 2 dentes de cravo-da-índia;
– ½ litro de água;
– Adoçante a gosto.

Modo de preparo:


Lave bem todos os morangos, retire as folhinhas e esmague com um garfo. Coloque a água para esquentar junto com o cravo e a canela, acrescente os morangos e deixe ferver por 10 minutos. Coe e sirva. Adoce de acordo com a sua preferência, com adoçante ou uma colher de chá de mel.

As indicações do chá das folhas de morango

Pessoas que sofrem com azia, refluxo, má digestão e outras condições que geram desconforto gastrointestinal devem beber este chá ao menos três vezes na semana, sempre após as refeições. Os benefícios proporcionados pela ingestão deste chá estendem-se aos tratamentos de dores derivadas da artrite, artrose ou reumatismo.

Segundo estudos já realizados, os componentes da folha de morango melhoram a qualidade das células vermelhas do sangue, podendo combater a anemia. Além disso, as folhas do morango possuem outro poderoso nutriente: o ácido ascórbico, antioxidante que neutraliza os efeitos dos radicais livres.

Receita do chá das folhas de morango

Ferva 200ml de água filtrada e adicione um punhado de folhas (secas ou frescas) de morango. Deixe que a água absorva os nutrientes das folhas durante 5 minutos com o recipiente fechado. Adoce com mel, se quiser, e sirva.

*Tenha cuidado para não amassar as folhas secas, pois o sabor fica muito melhor quando elas estão intactas.


Reportar erro