Chá de groselha negra: poderosa bebida fitoterápica

Entre os princípios ativos presentes na groselha estão ácidos, betacaroteno, ferro, riboflavina, taninos, vitamina C e B6, entre outros


O nome científico da groselha negra é Ribes nigrum. Ela pertence à família das groselheiras e pode ser plantada em qualquer jardim. Seu fruto é muito utilizado para sucos e receitas doces e suas folhas e raízes também são amplamente utilizadas em bebidas fitoterápicas.

Entre os princípios ativos presentes nas diversas partes da groselha estão ácidos, betacaroteno, ferro, riboflavina, taninos, vitamina C e B6, entre outros.

Pela sua composição, a groselha negra é antirreumática, antigripal, diurética, vasoprotetora, digestiva, etc. Portanto, ela pode combater infecções, gripes, resfriados, dores, inflamações na garganta, dores de cálculo e hemorroidas.

Chá de groselha negra: poderosa bebida fitoterápica

Foto: depositphotos

Para usufruir de todas as propriedades da groselha negra pode-se utilizar de todas as suas partes e modos de fazer. Por exemplo, para as infecções virais no organismo, você pode tomar o concentrado da fruta, que é rico em vitamina C.

Já para inflamações crônicas, como dores nas articulações ou até mesmo asma, é melhor utilizar o óleo da semente da groselha negra. Para problemas de circulação, a folha e o fruto podem se tornar um suco para ajudar a aliviar os incômodos das varizes e de dores nas pernas.


Mas, nem todas as pessoas podem incluir a groselha negra na sua dieta. As mulheres grávidas e as pessoas que têm atividade renal ou cardíaca mais lentas não podem consumir. Conheça algumas receitas com groselha negra.

Chá de Groselha Negra

Coloque 60 g de folha de groselha negra em um litro de água fervente e deixe descansar por 10 minutos em uma panela fechada. Você deve tomar cerca de 200 ml três vezes ao dia. Esse chá é ótimo para dores reumáticas, também é diurético e combate inflamações.

Mistura para uso externo

Pegue as raízes da groselha negra e ferva-as junto com a água. Depois deixe a mistura esfriar e aplique externamente em cortes e abscessos.

Sucos

Pegue 100 g da fruta, lave-a bem e adicione 500 ml de água no liquidificador. Bata e coe. Adicione açúcar a gosto.

Smoothie

Smoothie é a bebida do verão. Para prepará-la com groselha é só adicionar em um liquidificador 100 g da fruta, mais 180 ml de iogurte natural (se preferir deixar mais leve, adicione a versão desnatada), 30 ml de leite ou gelo, se quiser deixar ainda mais cremoso, e açúcar a gosto.

Compota de groselha

Adicione a fruta e uma panela com água até cobrir. Coloque açúcar par adoçar e dar liga na compota. Mantenha a mistura em fogo médio, sempre mexendo para evitar que grude no fundo. Quando as groselhas derreterem vão formar uma espécie de geleia.


Informar erro