Benefícios do levedo de cerveja

O levedo de cerveja vem da levedura da cerveja, que é um tipo de fungo…


O levedo de cerveja vem da levedura da cerveja, que é um tipo de fungo que é usado para fazer a cerveja, por isso que recebe esse nome. O levedo, além de ser usado na produção dessa bebida possui muitos benefícios como a prevenção da diarreia, melhora o trânsito intestinal, ajuda na perda de peso e muito mais.

O que é o levedo de cerveja?

O levedo de cerveja é um fermento inativo que é resultado do processo de fermentação da cevada durante a produção da cerveja. O levedo de cerveja tem um sabor ligeiramente amargo, possui uma cor amarela-acastanhada e um odor característico. É uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, além disso possui a vantagem de não conter colesterol nem gordura, que são característicos das proteínas de origem animal.

Os nutrientes

A levedura de cerveja é rica em proteínas que podem ser ingeridas facilmente, possui todos os aminoácidos que são indispensáveis à vida (a histidina, arginina, lisina, triptofano, alanina, leucina, isoleucina, cistina, cistaína, glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, fenilalanina, treonina, metionina, tirosina, valina, prolina, serina, etc.), glúcidos, auxonas (complexo T), vitaminas (principalmente do grupo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selénio, cromo, alumínio).

Contém ainda, lipídios, estearina, palmitina, ácido aracínico, lecitinas, numerosos esteróis (entre os principais: ergosterol 4 e zimosterol), enzimas ou diástases (zimases, envertina, maltase, fosfatases, etc.).

Benefícios do levedo de cerveja

Foto: Reprodução


Os benefícios e consumo

O levedo de cerveja ajuda a regular o metabolismo do açúcar por conter e ajudar a diminuir o colesterol elevado, pois possui fibras. Outros benefícios que podemos citar são: melhora a memória, regula o funcionamento intestinal, combate ao estresse e a fadiga, fortalece o sistema imunológico, protege os nervos, desintoxica o organismo, regula o funcionamento intestinal, melhora a queda de cabelo, ajuda a eliminar a acne, regula a produção de insulina, regula as glândulas endócrinas, como a tireoide, o pâncreas, as supra renais e as gônadas. É um tônico geral cardíaco e circulatório. Ajuda na assimilação dos alimentos, é um protetor hepático, aumenta a resistência, favorece o trabalho muscular e promove a eliminação de toxinas residuais.

Para conseguir todos os benefícios do levedo de cerveja, basta consumir 1 a 2 colheres de sopa por dia, podendo ser consumido sem cozimento, acrescentando aos pratos depois de prontos, como sopas, massas, iogurte, leite, sucos ou até mesmo na água.

Se a pessoa sofrer de colite, síndrome do intestino irritado ou doença de Crohn, o levedo pode atenuar os sintomas. Antes de consumir é bom consultar um médico.

Efeitos colaterais e contraindicações

Algumas pessoas podem apresentar alergias à levedura e até problemas respiratórios como falta de ar, aperto e dores no peito, urticária, e erupções cutâneas na pele. Pode causar ainda náuseas e excesso de gases. Em pessoas diabéticas, a levedura pode aumentar o efeito de medicamentos para diabéticos, causando hipoglicemia.


Reportar erro