Alimentos naturais são capazes de manter os dentes saudáveis

A pesar dos benefícios, em nenhum momento a escovação e o uso do fio dental devem ser menosprezados, assim como os hábitos alimentares saudáveis


Para conservar os dentes sempre saudáveis, procurar o dentista regularmente deve ser uma das primeiras providências. Depois, fazer uso dos benefícios de alguns alimentos também ajuda a alcançar esse objetivo. Lembrando que, em nenhum momento a escovação e o uso do fio dental devem ser menosprezados, assim como os hábitos alimentares saudáveis, uma vez que cada uma dessas iniciativas acabam funcionando em conjunto.

De acordo com a odontóloga Juliana Rossi, disciplina, dedicação e uma mudança nos hábitos alimentares ajudam a alcançar e manter a saúde dos dentes. “Alguns alimentos podem ser encontrados em abundância na natureza e nas prateleiras dos supermercados, tornando-se os principais aliados para uma dentição branquinha. E o melhor, podem ser adquiridos em todas as estações do ano, o que só facilita a manutenção”, diz.

Alimentos que ajudam a manter os dentes saudáveis

Entre os principais benefícios que uma alimentação saudável e regular pode trazer para a saúde, destaque para a proteção do esmalte do dente, limpeza, remoção de bactérias, combate ao acúmulo de placas, além de mantê-los brancos. A julgar pelas suas propriedades, uma série de alimentos naturais carregam muitos benefícios para ajudar nessa conquista.

“Além disso, alimentos à base de leite e derivados, fortalecem os esmaltes, já que são ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico. Peixes, como o salmão também são incluídos nos amigos dos dentes saudáveis, pois possuem grande quantidade de vitamina D, nutriente essencial para os ossos e para o dentes. A lista segue e, até mesmo, condimentos como o manjericão, podem auxiliar para manter a boca saudável e os dentes brancos”, endossa Juliana.

Alimentos naturais para manter os dentes saudáveis

Foto: Depositphotos

Alguns alimentos benéficos para os dentes

Brócolis – contêm ferro e cálcio que, juntos, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes. Além disso, por ser crocantes, estimulam a produção de saliva, ajudando a diminuir as manchas nos dentes.


Espinafre – Rico em fibras, faz uma limpeza natural dos dentes, além de aumentar o fluxo salivar. Estudos mostram que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados.

Pepino – Promove a produção salivar que, combinada com as fibras dos alimentos, naturalmente limpa os dentes e remove bactérias.

Morango – Morangos in natura é um prato cheio para quem quer manter os dentes brancos. A fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além da vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa.

Maçã – Por ser fibrosa, limpa os dentes a cada mordida, além de estimular o fluxo salivar.

Água – além de ser essencial para o organismo, ingerir muita água durante o dia ajuda na manutenção e limpeza dos dentes, pois remove o excesso de açúcar e resíduos de comida.

Além de seguir todas essas dicas, você também pode adotar alguns hábitos que ajudam a manter seus dentes com aspecto de saudáveis. Caso você seja um fumante, chegou a hora de parar. Pois a nicotina desgasta o esmalte dos dentes. Caso não seja possível escovar os dentes, opte por fazer a higienização com água, isso vai ajudar a remover restos de comida que podem ocasionar o aparecimento de cáries. Seguindo essas dicas, você vai conquistar os dentes saudáveis que sempre sonhou.


Reportar erro