10 eficazes remédios caseiros que servem para tratar a colite

Colite é a inflamação do cólon, a qual provoca sintomas como a alternância entre diarreia e prisão de ventre. Conheça 10 remédios caseiros para tratar esta doença


Colite é a inflamação do cólon, também denominado intestino grosso, que provoca sintomas como a alternância entre diarreia e prisão de ventre. Existem basicamente dois tipos de colite: a aguda e a crônica. A colite aguda é provocada por bactérias ou vírus, enquanto a crônica pode ter diversas causas, dentre as quais estão o estresse, intestino irritável, doenças autoimunes etc.

Causas e sintomas

Dentre as causas da colite estão o estresse, intoxicação alimentar, vermes, infecções agudas ou crônicas, síndrome do intestino irritável, inflamação intestinal e pouco fluxo sanguíneo local.

Os sintomas mais frequentes desta inflamação do cólon incluem os seguintes: dor abdominal, alternância entre diarreia e prisão de ventre, muco nas fezes, fezes com sangue, febre, calafrios, desidratação e gases.

No caso de sentir um ou vários dos sintomas citados, é muito importante consultar um médico para o diagnóstico correto. O diagnóstico da colite é feito após a realização de alguns exames, como a colonoscopia com biópsia, tomografia computadorizada, raio-x ou enema opaco.

10 eficazes remédios caseiros que servem para colite

Foto: Reprodução/ internet

10 remédios naturais para tratar colite

Confira a seguir 10 remédios caseiros que servem para colite:

Chá de camomila

O efeito anti-inflamatório da camomila a torna um ótimo remédio natural para a colite. Para aproveitar os seus benefícios, pegue alguns ramos da erva e ferva em uma panela com água. Depois de frio, sirva tudo em um copo. Se quiser adoçar, prefira o mel ou estévia.

Água de arroz

A água de arroz é um dos remédios caseiros conhecidos como “da vovó”. Para prepará-lo, basta pegar um copo de arroz e colocar para ferver junto com seis copos de água, até os grãos ficarem moles. Depois é só coar e beber, morno ou frio.


Maçã e mamão

A maçã e o mamão são excelentes frutas para tratar colite. Para aproveitar os seus benefícios, faça um suco e tome cinco copos de 250 ml durante o dia.

Água de repolho

O modo de preparo deste remédio caseiro é semelhante ao da água de arroz: pegue algumas folhas de repolho e coloque para ferver em uma panela, pelo período de 12 minutos. Beba o líquido quando estiver frio.

Água

Além de ser fundamental para a hidratação do corpo, a ingestão de água pode facilitar a passagem dos resíduos através do seu intestino, diminuindo as dores e outros problemas. Consuma, no mínimo, 2 litros de água por dia e evite refrigerantes e bebidas que contenham cafeína.

Açafrão

O açafrão possui um composto denominado curcumina, que pode ajudar a aliviar os sintomas da colite. Por isto, recomenda-se acrescentar um pouco da especiaria na dieta.

Cenoura

Devido à sua grande ação anti-inflamatória, o suco de cenoura é um ótimo remédio caseiro para colite. Este alimento também ajudará no fortalecimento do sistema imunológico.

Vinagre de maçã

Coloque vinagre de maçã em um pano e faça compressas na região do abdômen. Este procedimento servirá para aliviar a dor e desinflamar o local.

Acupressão

A acupressão ajuda a diminuir os sintomas da colite, sendo um bom tratamento alternativo para a doença.

Raiz de alcaçuz

Com propriedades anti-espasmódicas e anti-inflamatórias, a raiz de alcaçuz atua na prevenção da inflamação e de cãibras abdominais. Para aproveitar os benefícios, coloque uma colher de sopa de raiz seca e triturada em um copo de água. Tome duas colheres de chá ao dia em infusão.


Reportar erro