Reduza o colesterol e a gordura abdominal tomando este chá

A receita do fitoterapeuta naturopata André Resende contém alcachofra, carqueja doce, pariparoba, sete sangrias, oliveira e chá branco

A utilização de plantas com propriedades terapêuticas é uma prática milenar. Desde tempos imemoriais, diversas civilizações ao redor do mundo usam as ervas para tratar uma série de condições de saúde.

Os chás preparados com plantas medicinais não devem ser consumidos apenas quando estivermos doentes, mas também como preventivo, fortalecendo o nosso organismo. Neste artigo, conheça uma receita de chá para tratar colesterol e gordura abdominal criada pelo fitoterapeuta naturopata, André Resende.

Chá para tratar colesterol e gordura abdominal

A receita de chá do fitoterapeuta contém alcachofra, carqueja doce, pariparoba, sete sangrias, oliveira e chá branco. Antes de conhecermos a receita, conheceremos os benefícios de cada um dos ingredientes deste remédio caseiro para colesterol e gordura abdominal.

Reduza o colesterol e a gordura abdominal tomando este chá

Foto: depositphotos

Benefícios da alcachofra

A alcachofra contém grandes quantidades de vitaminas A, B e C, além de minerais como o cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, manganês, potássio, sódio e zinco. Esta planta atua como tônico digestivo, diurético, estomáquico, reduz o mau colesterol e é eficaz no combate às gorduras. As folhas da alcachofra reduzem a taxa de açúcar no sangue, controlando a diabetes.

Benefícios da carqueja doce

Graças à presença de uma substância denominada cinarina, a carqueja doce atua promovendo a redução do colesterol e como um hepatoprotetor. Esta planta também pode ser útil no tratamento de problema no baço, bexiga, estômago, má digestão, má circulação e diabetes. A carqueja doce também auxilia no processo de emagrecimento, pois contém propriedades diurética e desintoxicante.

Benefícios da pariparoba

Devido às suas propriedades medicinais, a pariparoba pode ser utilizada para tratar uma série de condições de saúde, incluindo doenças do fígado, inchaço, afecções das vias urinárias, afecções gástricas e hepáticas, úlceras, dentre outras.

Benefícios de sete sangrias

O chá de sete sangrias reduz os níveis de colesterol, trata eczemas, elimina o ácido úrico do organismo, abaixa a pressão alta, auxilia na limpeza do estômago e intestino, dentre outros benefícios.

Benefícios da oliveira

Graças às suas propriedades, a oliveira previne o envelhecimento precoce, estimula o metabolismo na eliminação de gordura, previne a pressão alta, desintoxica o organismo e alivia os sintomas de cansaço, fadiga e estresse.

Benefícios do chá branco

Com vitaminas B, C e K, além de outras substâncias como cafeína, potássio, ácido fólico e antioxidantes, o chá branco ajuda a diminuir inchaços, reduz o colesterol ruim (LDL), combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico.

Receita do chá para colesterol e gordura abdominal

Confira a seguir a receita de chá do fitoterapeuta naturopata, André Resende:

Ingredientes

  • Um punhado de alcachofra;
  • Um punhado de carqueja doce;
  • Um punhado de pariparoba;
  • Um punhado de sete sangrias;
  • Um punhado de folhas de oliveira;
  • Chá branco.

Modo de preparo

Coloque as ervas em 1 litro de água fervente. Desligue o fogo, abafe por 20 minutos, coe e tome 1 xícara de chá, cinco vezes ao dia.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.