,

Os incríveis benefícios do chá de camomila

A camomila é identificada pelas pequenas flores brancas, semelhantes à margarida

Conhecida como uma das plantas mais populares do mundo das ervas medicinais, a camomila possui benefícios incríveis quando o assunto é a prevenção e tratamento de algumas doenças. Nesse sentido, a maioria das suas propriedades são provenientes do chá.

Registros históricos mostram que a camomila já foi usada por muitas outras civilizações para resolver problemas relacionados a saúde. De fácil acesso, essa planta é bastante conhecida pelas suas propriedades calmantes.

A camomila é identificada pelas pequenas flores brancas, semelhantes à margarida. É justamente dessa parte da planta que vêm suas propriedades curativas. Ela contém óleos voláteis, flavonoides e outras substâncias terapêuticas.

Porém, mesmo se tratando de um ingrediente natural tão comum, o consumo do chá de camomila deve ser supervisionado por um profissional de saúde. Isso garante que problemas pontuais sejam evitados.

Benefícios do chá de camomila

Pelo pouco que já foi falado até agora a respeito da camomila e do seu chá, já dá para perceber o quão vantajosa essa erva é para a saúde. Pois bem! A partir de agora, você vai ter a possibilidade de conhecer ainda mais sobre ela.

A camomila pode ser utilizada em problemas internos de saúde ou também de forma tópica. Isso acontece devido a ação antipéptica, antiespasmódica, antipirética, antibacteriana, antifúngica e anti-alergênica que ela apresenta.

De acordo com o médico Juliano Pimentel, a camomila é “considerada uma das mais antigas e versáteis ervas medicinais. As flores secas têm numerosas implicações para a saúde, graças ao seu alto nível de antioxidantes como terpenoides e flavonoides”.

Veja também: Óleo de camomila – Benefícios e propriedades

A partir de agora, conheça os principais benefícios do chá de camomila para a saúde:

Poder antioxidante

A camomila possui compostos que atuam diretamente no combate aos radicais livres. Isso evita as possíveis mutações que as células venham a sofrer quando o assunto são as doenças que podem atingir o corpo.

Essa ação também garante que o envelhecimento celular seja retardado. Sendo assim, os efeitos provocados vão demorar a serem sentidos, sobretudo na pele. Tudo isso vem do poder dos antioxidantes presentes na camomila.

Fora isso, “a camomila possui antioxidantes que estão associados com melhor função imunológica; taxas mais baixas de transtornos de humor; dor e inchaço reduzidos; e pele mais saudável, incluindo cabelo, unhas, dentes e olhos”, emenda Pimentel.

Digestão

Se por acaso você comeu algo que não caiu bem, o chá de camomila pode ser a solução para o problema. A erva apresenta um poderoso relaxante digestivo. Entre os problemas que podem ser tratados por ela estão: gases, refluxo ácido, indigestão, anorexia, enjoo, náuseas e vômitos.

Outro ponto positivo do consumo do chá de camomila é a possibilidade de tratar a diarreia, inclusive em crianças. “A camomila também contém compostos anódinos que são antiespasmódico, reduzindo cólicas, constipação e outras dores de estômago”, diz Pimentel.

Ansiedade e depressão

Uma das propriedades que mais evidenciam a camomila para uso na medicina alternativa é a calmante. Dessa forma, fica fácil entender porque ela é bastante indicada para tratar os casos de ansiedade e depressão, certo?

Esse benefício foi constatado através de uma pesquisa realizada pela Terapias Alternativas em Saúde e Medicina e Farmacognosia Review. “A camomila pode aliviar eficazmente os sintomas de ansiedade crônica e estresse, incluindo histeria, pesadelos, insônia e vários problemas digestivos”, enfatiza Pimentel.

Veja também: 15 formas de como controlar o estresse e a ansiedade

Combate o câncer

Os extratos presentes na camomila demonstraram ser bastante eficazes em relação a inibição do crescimento mínimo em células normais saudáveis. No entanto, essas mesmas substâncias reduzem, significativamente, as células cancerosas.

“Acredita-se que a inibição de células cancerosas seja devido aos antioxidantes chamados apigenina, que são constituintes bioativos que parecem ajudar a combater câncer de pele, próstata, mama e ovário”, explica o médico Juliano Pimentel.

Poder anti-inflamatório

O chá de camomila quente tem o poder de auxiliar no relaxamento dos tecidos musculares que são os causadores das dores. Entre as principais, destaque para a dor nas costas e as dores de cabeça.

Mas, não é só isso! O chá de camomila possui outras associações quando o assunto está vinculado à dor. “Camomila também pode naturalmente diminuir a dor associada com artrite, lesões, dor nas costas e febres”, completa Pimentel.

Entre as mulheres, o chá de camomila pode ser usado para combater os episódios de dores causadas pela cólica menstrual. Ainda sobre as dores, aquelas que atingem o estômago também são tratadas.

Quanto aos edemas, sobretudo os facial, irritações da pele, dor de infecções e questões subjacentes de inflamação, o chá de camomila se mostra bastante eficaz.

Congestionamento

Para aquelas pessoas que sofrem com o congestionamento causado devido a alguma doença relacionada ao aparelho respiratório, tais como gripe ou infecção causada pela sinusite, o chá de camomila pode ser um excelente alento.

Saúde da pele

Para quem sofre com problemas de erupções na pele, pele seca, irritada, envelhecida ou vermelhidão, a camomila pode ser a solução mais viável. “A camomila alivia as irritações graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas”, pontua o médico.

É importante destacar que problemas como acne também podem ser evitados ou tratados a partir da utilização da camomila. Porém, a recomendação é que o médico responsável seja consultado.

Veja também: Com esta receita caseira você vai acabar com qualquer olheira

Acabar com a insônia

Devido ao seu poder relaxante, a camomila, mais precisamente o chá preparado com a erva, tem o poder de induzir o sono. Sendo assim, quem está com dificuldades para dormir ou sofre de insônia, pode apostar nas propriedades dessa erva.

Como preparar o chá de camomila

Um dos benefícios do chá de camomila é o de favorecer a saúde da pele

Quem tem insônia deve apostar nesse chá (Foto: depositphotos)

Depois de conhecer todos os benefícios vinculados ao chá de camomila, agora chegou a hora de aprender o passo a passo para o seu preparo. Para isso, basta ficar de olho nas indicações.

Ah! É importante destacar que a camomila pode ser encontrada com facilidade em supermercados, feiras livres e casas especializadas na venda de produtos naturais. Na hora de preparar o chá, opte pela erva natural.

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 colher (de sopa) de flores de camomila.

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar o chá de camomila é pegar uma panela com tampa. Feito isso, coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente as flores de camomila na quantidade recomendada na receita.

O passo seguinte é deixar a mistura descansar por 10 minutos. Nesse intervalo, lembre de deixar a panela tampada. Isso vai ajudar no processo de infusão da planta e consequente liberação das propriedades na água.

Veja também: Chá de camomila para ansiedade

Passado esse tempo, pegue uma peneira e passe todo o chá por ela. Isso vai facilitar a retirada das flores usadas no preparo. A recomendação é que o chá seja ingerido sem a adição de açúcar ou adoçante.

Cuidados e contraindicações

Entre os incríveis benefícios do chá de camomila estão o controle da ansiedade e insônia

Além de ser calmante, a camomila consegue aliviar problemas digestivos (Foto: depositphotos)

Apesar de se tratar de um ingrediente natural, o uso da camomila deve ser prescrito e supervisionado pelo médico, já que pode causar alguns problemas em grupos específicos de pacientes.

Pessoas com rinite alérgica ou pacientes que fazem uso de remédios para tratar a trombose devem ficar longe do chá de camomila. Ele pode aumentar o risco de hemorragias.

Mulheres que estão esperando bebê ou que estão em processo de amamentação também devem evitar o consumo do chá de camomila. Na dúvida, o mais sensato é consultar o médico.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.