Nutróloga lista os benefícios da vitamina D que talvez você não sabia

Essa vitamina impede que 17 tipos de câncer se desenvolvam

Para que o corpo funcione de forma correta, ele precisa do respaldo de muitas vitaminas, algumas delas, inclusive, são essenciais para a saúde. A vitamina D, por exemplo, conhecida por muitos como o nutriente do século, pode auxiliar no processo de prevenção e tratamento de muitas doenças, incluindo algumas mais graves como o câncer.

De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, a vitamina D é um potente hormônio esteroide que age em pelo menos 36 órgãos do corpo, incluindo a medula óssea, cérebro, coração, retina, pele, estômago, intestino, rim, músculos, entre outros. Ela pode ser produzida pelo próprio corpo a partir de situações pontuais.

A principal fonte de produção da vitamina é o Sol, ou a exposição solar. Ele é responsável por produzir cerca de 90% da quantidade que o corpo precisa. Nesse caso, os raios ultravioletas do tipo B (UVB) ativam a síntese desta substância. Além do mais, certos alimentos também ajudam na concepção desse tipo de vitamina.

A vitamina D é uma substância importante para a manutenção do tecido ósseo

Essa vitamina impede que 17 tipos de câncer se desenvolvam (Foto: depositphotos)

“Apesar de morarmos em um país tropical cada vez nos expomos menos ao Sol, e quando o fazemos estamos besuntados de filtros solares potentes, o que prejudica a produção de vitamina D”, destaca a nutróloga. Mas há outros fatores que também interferem neste processo, como a cor da pele, dieta, doença celíaca, obesidade, idade e medicamentos.

Veja também: Comidas ricas em vitamina C para prevenir resfriados no inverno

Benefícios da vitamina D

Tecido ósseo é fortalecido ainda mais a partir da presença de vitamina D no organismo

Vitamina D favorece o tecido ósseo (Foto: depositphotos)

A vitamina D é uma substância importante para a manutenção do tecido ósseo. Somado a isso, ela também atua no reforço do sistema imunológico, tratando, inclusive, doenças autoimunes, artrite e a esclerose múltipla. Ela também faz bem ao intestino, pulmão, rim, estômago e útero.

Essa substância também interfere no processo de diferenciação celular, impedindo que 17 tipos de câncer, entre mama, próstata e melanoma, que podem atingir o organismo se desenvolva. Como se ainda não bastasse, a vitamina D combate diversas doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo do diabete tipo 2.

Veja tambémEspecialista revela 2 ótimas fontes de vitamina E. Descubra quais são

A vitamina D permite o relaxamento dos vasos sanguíneo, evitando problemas do coração como insuficiência cardíaca, derrame e infarto.

Vantagens da vitamina D para a gravidez

Toda grávida deveria saber da importância dos benefícios da vitamina D

Mulheres grávidas necessitam dos benefícios da vitamina D (Foto: depositphotos)

Para as mulheres, a concepção da vitamina D também faz bem a gravidez, sobretudo nos três primeiros meses, onde o risco de aborto natural é maior. Já no fim da gravidez, a ausência dessa vitamina pode causar problemas específicos como a pré-eclâmpsia, que favorece a hipertensão nas mulheres.

Para o bebê que se desenvolve na barriga da mãe, a vitamina D também é importante, já que faz bem ao cérebro e reduz as chances da criança ser autista. Caso a criança já tenha o autismo diagnosticado, é importante que ela seja induzida a se expor ao Sol, mesmo que a exclusão social seja uma das características desse distúrbio.

Veja também: Deficiência em Vitamina B12 pode causar problemas neurológicos

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.