Não sabe como conservar azeitonas? Aprenda o modo certo

As azeitonas são um dos aperitivos mais versáteis usados pelos brasileiros. Serve desde petisco para quem está bebendo em um boteco até o “grand final” de receitas como pizza, empadas e outras massas.

Mas as azeitonas exigem um certo cuidado na hora de guardá-las. É essencial algumas cautelas para que o fruto tenha mais tempo de vida e seus nutrientes não sejam alterados.

As azeitonas

A azeitona é um alimento extremamente rico em zinco, ferro, silício, potássio, vitaminas A, C, E e do complexo B. Ela ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Não sabe como conservar azeitonas? Aprenda o modo certo

Foto: depositphotos

Ela também é rica em ácidos graxos e são uma ótima forma de conseguir a “gordura boa”, essencial para o nosso organismo.

Além disso, as azeitonas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico, contribuem para à saúde dos olhos, combatem problemas respiratórios como asma e bronquite, previnem doenças cardíacas e cãibras, contribuem na regulagem de batimentos cardíacos, combatem à prisão de ventre e ajudam a tratar doenças como gastrite e úlceras.

O fruto também é um antioxidante natural, ajudando a combater o envelhecimento precoce das células, ajudando a manter a aparência da pele mais jovem.

Como conservar azeitonas

Ponha as azeitonas no sol para secar e coloque-as em frascos de vidro cobertas com tomilho e sal. Mantenha as azeitonas dentro da geladeira. Quando for usá-las como aperitivos, procure retirá-las com antecedência para que elas possam passar um tempo na temperatura ambiente.

Quando for retirar as azeitonas do pote de vidro, não utilize a mão ou talheres sujos, pois isso pode contaminá-las e alterar suas propriedades.

Antes de usar as azeitonas nos pratos ou como petisco, lave e remova o excesso de sal dela para que isso não interfira no sabor do prato.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.