Para que serve vinagre de maçã nos pés?

Você já conhece os benefícios incríveis do vinagre de maçã nos pés? Além de ser um ingrediente delicioso da culinária, a ciência descobriu recentemente vários benefícios do vinagre de maçã para a saúde.

Dentro desse grande leque de vantagens saudáveis, estão os benefícios para a pele e saúde dos pés. Ficou curioso (a)? Confira tudo sobre o tema nesse artigo! Para quem não sabe, o vinagre de maçã é rico em propriedades benéficas para a saúde, como o ácido acético, por exemplo.

Além disso, sua composição é rica em compostos que ajudam a pele, melhorando a circulação e eliminando sujeiras e agentes nocivos. Também é conhecido como um remédio natural para o conhecido chulé.

Mas o que acontece se mergulharmos o pé em uma solução de vinagre de maçã? Esse é um remédio caseiro para combater alguns problemas e prevenir várias doenças. Tem dúvidas sobre a eficácia desse simples e tradicional método caseiro? Pois então veja as informações abaixo!

Benefícios do vinagre de maçã para os pés

O vinagre de maçã pode eliminar os fungos, combater o chulé e acalmar as irritações da pele. Esses e outros benefícios podem ser alcançados através do método de deixar os pés de molho na solução de água + vinagre de maçã.

Vinagre e maçãs

O vinagre de maçã tem propriedades fungicida, antibacteriana, anti-inflamatória e antisséptica  (Foto: pixabay)

Confira a seguir mais detalhes sobre esses e outros benefícios do vinagre para os pés, levando em consideração as comprovações da ciência.

Elimina fungos

É importante começarmos falando sobre um dos principais benefícios do vinagre de maçã: a sua ação fungicida (1, 2). Estudos comprovam que o uso desse alimento é responsável por combater e eliminar fungos presentes no organismo, sejam eles na parte externa ou até mesmo interna do corpo.

Desse modo, é possível destacar que, quando aplicado aos pés, o vinagre de maçã tem efeito bastante positivo no combate e prevenção aos fungos, principalmente quando eles surgem nas unhas.

Além disso, é muito importante combater esse mal rapidamente, pois é um problema que pode se agravar, prejudicando a estética das unhas e a saúde dos pés.

Combate o chulé

O chulé é um problema que todo mundo tem, mas em intensidades diferentes. O jeito que usamos os calçados, os tipos de calçados, o clima, a temperatura, o tempo de uso de sapatos fechados. Todos esses são fatores que influenciam no processo de formação desse odor que é resultado da união entre suor e bactérias.

De acordo com estudos realizados na Inglaterra, o vinagre de maçã possui ação bactericida, ou seja, combate e elimina a presença de bactérias (2). Esse benefício é possível de se obter tanto ao ingerir o vinagre de maçã, quanto ao aplicá-lo de forma diluída na pele.

Como dissemos antes, o chulé é a união de umidade (suor) e bactérias. Portanto, com as bactérias eliminadas pelo vinagre de maçã, é possível combater o chulé ou diminuir bastante a sua intensidade.

Acalma irritações na pele

Os pés são alvos fáceis de alguns tipos de irritações de pele. Isso se deve, em maioria, devido ao tempo que matemos eles fechados dentro de sapatos e sandálias.

O vinagre de maçã possui efeito anti-inflamatório (3), além de ter ação antisséptica (1, 2, 4). O seu uso nos pés ajuda a higienizar a região irritada, o que facilita na recuperação e previne o agravamento desse problema.

Contudo, lembre-se que o vinagre em questão é ácido e você não deve aplicá-lo diretamente sobre a irritação nos pés. O melhor jeito de usar é colocando os pés de molho na solução de água e vinagre de maçã (aprenda mais abaixo, ainda nesse texto).

Outro jeito de usar é molhando um algodão em uma mistura de 1 xícara de água e 1 colher (de chá) de vinagre de maçã. Em seguida, aplicar sobre a irritação.

Esfolia a pele dos pés

Muita gente não sabe, mas o vinagre pode se tornar um incrível esfoliante (3) se for usado da forma correta! Além de eliminar bactérias e agentes nocivos presentes na pele, o vinagre de maçã é ótimo para prevenir o surgimento de inflamações, como as que são causadas por calos, feridas e pelos e unhas encravadas.

Suaviza os calos

Em complementação ao benefício citado acima (efeito esfoliante), a solução de vinagre de maçã também é indicada para a suavização dos calos nos pés (3). A esfoliação ajuda na manutenção da qualidade da pele, o que deixa a epiderme mais macia e menos rígida, o que alivia os calos e as temidas rachaduras.

Combate e previne a frieira

A frieira é uma infecção causada por fungos altamente contagiosa da pele ou do couro cabeludo. É um problema que atinge milhões de pessoas no mundo e, geralmente, surge nos pés.

O vinagre de maçã, como já falamos, é um ótimo fungicida (1). Isso significa que, deixar os pés de molho na solução de vinagre de maçã é um remédio natural e caseiro contra as frieiras.

Além disso, esse método pode ser usado tanto para combater a frieira já existente, quanto para se prevenir desse problema. Caso o problema não seja resolvido, é indicado procurar um médico, pois trata-se de uma doença contagiosa que precisa ser tratada com cuidado.

Fortalece as unhas

Por fim, mas não menos importante, o uso do vinagre de maçã nos pés ajuda na manutenção das unhas saudáveis (1, 2, 4). A ação antimicótica auxilia no combate ao amarelidão nas unhas, e as deixa mais fortes e resistentes.

Muitas vezes, o maior motivo das unhas fracas é a presença de fungos e bactérias que não permitem que o corpo nutra as unhas de forma adequada.

Além disso, vale ressaltar que a alimentação saudável também se relaciona diretamente com a força e saúde das unhas e dos cabelos. Por isso, opte por alimentos saudáveis para ter unhas bonitas e fortes.

Como deixar os pés de molho com vinagre de maçã?

O processo é bastante simples, na verdade. Você vai precisar de um balde ou outro recipiente quem caibam os seus dois pés, de modo que a solução cubra mais ou menos até a parte dos tornozelos.

Sendo assim, siga as instruções abaixo para deixar os pés de molho no vinagre de maçã e obter todos os benefícios citados:

  1. No recipiente que caibam os seus pés, adicione água morna o suficiente para cobri-los
  2. Em seguida, adicione 1 xícara de vinagre de maçã natural
  3. Deixe os seus pés de molho na solução de 15 a 20 minutos
  4. Após isso, esfregue bem os seus pés com as mãos, para retirar todas as bactérias, fungos e sujeiras junto com o vinagre. Lembre de esfregar entre os dedos e também as unhas. Isso é muito importante na higienização
  5. Por fim, jogue a solução fora (ela não deve ser reutilizada, pois está suja)
  6. Enxágue os pés com água morna e limpa.

Os benefícios do vinagre de maçã já começarão a aparecer imediatamente, mas para mantê-los, o ideal é repetir o processo uma vez por semana. Caso você esteja tentando combater o chulé, pode repetir o processo duas vezes por semana até atingir o resultado desejado.

Referências

(1) PARK, S.Y., KANG S., HA, S.D. “Antimicrobial effects of vinegar against norovirus and Escherichia coli in the traditional Korean vinegared green laver (Enteromorpha intestinalis) salad during refrigerated storage“. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27665528?report=abstract. Acesso em 20 jun. 2019.

(2) YAGNIK, D., SERAFIN, V., J Shah, A. “Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression“. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5788933/. Acesso em 20 jun. 2019.

(3) RUTALA WA, BARBEE SL, AGUIAR NC, SOBSEY MD, WEBER DJ. “Antimicrobial activity of home disinfectants and natural products against potential human pathogens“. 2000. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10656352. Acesso em 20 jun. 2019.

(4) ENTANI, E., ASAI, M., TSUJIHATA, S., TSUKAMOTO, Y., OHTA, M. “Antibacterial action of vinegar against food-borne pathogenic bacteria including Escherichia coli.” 1998. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9713753. Acesso em 20 jun. 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.