Como fazer chips de batata doce fácil

Os chips de batata doce são versáteis e podem compor refeições ou servir de lanche

Você sabe como fazer chips de batata doce? Caso a sua resposta tenha sido negativa, a partir do conteúdo apresentado nesse artigo do Remédio Caseiro, você vai aprender não só a preparar a batata doce dessa forma, como conhecer mais sobre o ingrediente.

É importante que você saiba que a batata doce é um alimento bastante versátil, que traz muitos ganhos a saúde, caso seja ingerida da forma correta. Só para se ter ideia, ela é rica em saia minerais e possui cinco vezes mais cálcio do que a batata inglesa.

A batata doce é um tubérculo da espécie Ipomea batatas, ou seja, a parte utilizada é a raiz. Ela é originária das regiões quentes da América Latina se desenvolvendo como uma espécie de pequeno porte.

Receita de chips de batata doce

A partir do preparo dos chips de batata doce, você pode usufruir do alimento em qualquer lugar. Essa modalidade permite até que você o carregue na bolsa sem deixar de aproveitar de todos os seus benefícios.

Para prepará-lo, você pode usar de muitos meios: forno, micro-ondas, airfryer ou frita. Basta escolher uma delas! Para tanto, a partir de agora, você terá oportunidade de conhecer cada forma de maneira detalhada. Fique atento!

Chips de batata doce no forno

Para preparar os chips de batata doce no forno, você vai precisar higienizar bem 2 batatas doce média. Faça isso com ajuda de água corrente, logo em seguida seque com papel toalha. Com a casca, fatie a batata doce em espessura fina e igual.

Logo em seguida, seque as fatias de batata doce também com papel toalha. Coloque em uma vasilha com 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva, ¼ de colher (de chá) de sal polvilhado sobre os chips. Mexa bem até que todos os chips estejam temperados.

Pegue uma forma com borda e coloque os chips de batata doce lado a lado. Aqueça o forno a 120° e coloque para assar. Durante o cozimento, o indicado é virar os chips para que eles assem igual. Quando ficar pronto, desligue o fogo e espere esfriar.

Chips de batata doce no micro-ondas

O primeiro passo é higienizar a batata doce com água corrente em abundância. Logo em seguida, use um papel toalha para secá-la. Fatie a batata doce com casca, deixando-a com espessura bem fina. Procure seguir a mesma espessura em todas.

Forre o prato do micro-ondas com duas folhas de papel toalha. Logo em seguida, distribua as fatias sobre o papel toalha. É importante não sobrepor as fatias para não dificultar o processo de desidratação.

Veja também: Aprenda a fazer um delicioso purê de batata doce com castanha do pará

Ligue o micro-ondas na potência alta por 3 minutos. Ao fim do tempo, vire as batatas e coloque mais 2 minutos. Antes de ingerir, a dica é temperar com um pouco de sal e pimenta a gosto.

Chips de batata doce na airfryer

A airfryer é um eletrodoméstico que está ganhando cada vez mais a empatia das pessoas por preparar os alimentos de forma saudável, sem a necessidade de usar óleo na fritura. Ele usa o calor no preparo.

Para os chips de batata doce você vai precisar de 2 batatas doces com casca bem lavadas e cortadas em rodelas finas, um fio de azeite, uma pitada de sal e outros temperos da sua preferência, a exemplo de páprica ou pimenta.

Coloque as rodelas de batata na airfryer. Tempera as batatas com azeite e sal. Regule a temperatura para 180 graus. Depois, é só ligar e marcar 30 minutos. Abra de 10 em 10 minutos para mexer e ir retirando as que já estiverem prontas. Caso necessário, pode deixar mais 10 minutos para finalizar o preparo de todos os chips.

Chips de batata doce frita

Além das possibilidades de preparo dos chips de batata doce que foram apresentadas anteriormente, você também pode preparar esse aperitivo no fogão, frito no óleo vegetal. Veja todo o passo a passo da receita!

Para preparar uma quantidade razoável, você vai precisar de 3 batatas doce descascadas e cortadas em fatias da mesma espessura, 2 xícaras de óleo vegetal, ½ colher (de chá) de sal refinado e 1 ramo de alecrim fresco ou de orégano seco.

Antes de colocar a batata doce para fritar, o ideal é lavá-la em água abundante para que todo o amido seja removido. O ponto ideal é até que a água saia clara. Coloque o óleo para aquecer em uma panela de fundo grosso ou fritadeira.

Acrescente as batatas aos poucos. Com auxílio de uma escumadeira, mexa o óleo algumas vezes para impedir que as fatias grudem umas nas outras. Assim que as batatas estiverem fritas, coloque em uma tigela forrada com papel absorvente. Antes de servir, basta temperar com um pouco de sal.

Quantidade de calorias do prato

É comum que as pessoas se preocupem com a quantidade de calorias ingerida a partir do preparo de qualquer que seja o prato. Dependendo da modalidade adotada para preparar os chips de batata doce, elas têm quantidades de calorias diferentes.

Só para se ter ideia, essa variação na quantidade de calorias dos chips de batata doce pode variar entre 138 kcal a 345 kcal, dependendo, lógico, da forma com que é preparada e da quantidade ingerida.

Veja também: Como cozinhar batata doce: O guia definitivo

Para os chips de batata doce comum, sem a adição de sal, a quantidade de uma xícara contém 138 kcal. Já para a preparada no forno carrega consigo 180 kcal. Nos chips preparados assados no forno, a quantidade de calorias chega a 106 kcal.

Entre todas elas, os chips fritos no óleo vegetal é o mais calórico. A quantidade de uma xícara do ingrediente chega a conter 345 kcal.

Com todas essas informações, agora só é adequar a que melhor corresponde as suas necessidades e consumir sem culpa. Nesses casos, vale consultar um médico endocrinologista ou nutricionista para dar ainda mais certeza.

Benefícios dos chips de batata doce

Por ser considerada uma refeição fácil de ser preparada e consumida, os chips de batata doce podem ser ingeridos nos horários de lanche, entre uma refeição e outra. Assim, você acaba fazendo uma refeição pouco calórica, dependendo de como é preparada.

Por ser um carboidrato complexo, que prolonga a saciedade, a batata doce no formato de chips evita a compulsão alimentar. Ou seja, ela faz com que o controle na ingestão de alimentos seja mais eficaz, não prejudicando o seu dia a dia.

Chips de batata doce fit

Na onda dos alimentos fits, que podem ser consumidos pelas pessoas que estão com o objetivo de perder peso ou hipertrofia muscular, existe também uma receita de chips de batata doce fit. Preste atenção nas duas receitas que serão apresentadas a seguir:

Chips batata doce

Os chips de batata doce podem ser feitos de diversas maneiras, o que varia na quantidade de calorias (Foto: depositphotos)

Chips de batata doce fit no forno

No preparo dessa receita você vai precisar de 1 batata doce média cortada em rodelas bem fininhas, 1 pitada canela em pó e 1 fio de óleo de coco. Para assar, o ideal é uma forma antiaderente e papel manteiga.

O primeiro passo é lavar bem as batatas e corta em rodelas com espessura uniforme. Tempere com a canela e óleo de coco e misture muito bem. Logo depois, forre a forma antiaderente com o papel manteiga e disponha as rodelas de batata doce.

Lembre-se de deixar um espaço entre elas para ficarem mais crocantes. Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar. Para que as batatas assem por igual, o recomendado e virar todas elas.

Chips de batata doce fit no micro-ondas

Para esta receita você vai precisar de 1 batata doce média, 500 ml de água, ½ colher (de sopa) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Lave bem a batata e corte-a em fatias finas e uniformes. Não precisa remover a casca.

Com ajuda de uma vasilha, misture a água, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe descansar por 15 minutos. Escorra as batatas e seque com ajuda de papel toalha. Coloque as fatias de batatas no prato do micro-ondas forrado com papel toalha. Leve para assar em potência alta por 3 minutos. Retire e espere esfriar.

Veja tambémVai comprar batata doce? Acerte na hora de como escolher esse alimento

Benefícios da batata doce

A batata doce possui muitos benefícios para a saúde humana. Trata-se de um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, nutritivo. Por sinal, ela supera outros tubérculos na quantidade de nutrientes, fibras e vitaminas.

Batata doce em rodelas

A batata doce possui o dobro de fibras que a batata inglesa (Foto: depositphotos)

Quando comparada com a batata inglesa, a batata doce possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio. Ela também é considerada um “carboidrato do bem”, proporcionando uma série de benefícios para o organismo humano.

Veja os principais deles:

  • Possui baixo índice glicêmico
  • Contribui para a queima de gordura
  • Reduz o colesterol
  • Evita cãibras
  • Regula a pressão arterial
  • Faz bem para a pele
  • Auxilia na digestão dos alimentos
  • Atua na formação de colágeno
  • Ajuda a prevenir câncer
  • Auxilia no controle da diabetes
  • Estimula o intestino

A batata doce na alimentação

A partir do conteúdo que foi discutido nesse artigo, você pode comprovar o quanto a batata doce pode ser um alimento versátil. A partir de diferentes formas de preparo, o que inclui também os chips, ela pode ser inserida no seu dia a dia.

Para esclarecer outras dúvidas a respeito da batata doce, o mais indicado é que o seu médico seja consultado. Por meio de exames específicos e objetivos particulares, é possível direcionar a melhor forma de introdução da batata doce no seu cardápio.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.