Benefícios do chá verde

O achá verde possui muitas propriedades benéficas para a saúde

O chá verde é uma das bebidas mais consumidas do mundo, seja pelas propriedades medicinais que a erva agrega ou por fazer parte da cultura. Nesse sentido, sua utilização pode ser associada ao processo de tratamento e cura de muitas doenças.

A planta que dá origem ao chá verde é a Camellia sinensis. Ele passou a ser denominado de chá verde devido a pouca oxidação que a erva sofre durante o processamento, já que a mesma erva também origina o chá preto.

Muito popular na China e no Japão, o chá verde começou a ser consumido com maior frequência no ocidente. A erva também é produzida em outros países da Ásia. Devido à imigração japonesa, o chá verde também é produzido no sudeste do Brasil, particularmente no estado de São Paulo.

Assim como acontece com qualquer outra erva, a inclusão do chá verde em qualquer que seja o processo de tratamento e cura deve ser supervisionado pelo médico. Isso ajuda a evitar qualquer complicação futura.

Benefícios do chá verde

O chá verde é rico em vitaminas dos complexos B, C e K e sais minerais como manganês, potássio, ácido fólico. Ele possui propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias e combate o envelhecimento precoce.

Também está associado ao chá verde a possibilidade de evitar doenças do coração. E também impedir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, além de contribuir para uma boa memória.

A bebida também pode ser usada para evitar o aparecimentos de doenças degenerativas. Arteriosclerose e artrose são exemplos dessas enfermidades. Ele também previne casos de câncer, tais como o de boca, pulmão, pele, ovário, próstata e mama.

De acordo com a professora de nutrição e pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Jocelem Mastrodi Salgado, o chá verde também impede a agregação plaquetária, que gera má circulação sanguínea.

“Com isso, há um relaxamento dos músculos do sistema cardiovascular, o que contribui para a redução da pressão arterial e para a melhora da circulação sanguínea em geral”, explica a professora em uma entrevista concedida ao site da Revista Espaço Aberto, publicada pela Universidade de São Paulo (USP).

Veja também: Aprenda a preparar incrível tônico de chá verde

Beba o chá verde e emagreça de forma saudável e cheia de benefícios

O chá verde é uma das bebidas mais benéficas para a redução de peso (Foto: depositphotos)

Chá verde para emagrecer

O chá verde possui efeito termogênico. Isso faz com que o metabolismo funcione mais rápido. Isso evita que a gordura se acumule. A bebida também promove a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa ingira menos comida.

De acordo com pesquisa publicada pelo jornal científico Obesity Reviews, o chá verde possui uma substância conhecida por polifenois. Ela inibe a ação de uma enzima, atuando junto com a cafeína, aumentando a ação de termogênese e a eliminação das gorduras.

O chá verde também pode ser usado no processo de eliminação do peso, justamente por conter substâncias que aceleram o metabolismo. Ele regula o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo.

“O consumo do produto proporcionou uma mudança na composição corporal, com diminuição da gordura e consequente perda de peso e a manutenção da massa magra”, detalha Jocelem.

Ela ainda explica sobre a função da bebida no organismo, quando aliada à prática de exercícios físicos. “Os resultados mostraram um ganho de massa magra significantemente maior que o proporcionado pelo exercício físico acompanhado do consumo de um placebo”, explica.

É importante destacar que, quando usado com o propósito de emagrecimento, o chá verde deve ser associado a uma adequação alimentar e a prática de exercícios físicos. Apenas a ingestão do chá não garantirá os efeitos emagrecedores desejados.

Veja também: Aprenda a receita do aromático bolo de chá verde

Como preparar o chá verde

Para que o chá verde preserve todas as suas propriedades e características, diferentes de outros chás, a preparação é um pouco diferente. A água não deve estar fervendo, já que as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida.

O tempo de infusão também não deve ser maior que cinco minutos. Outra dica bastante importante no preparo do chá verde é procurar usar sempre a própria erva, evitando os produtos industrializados, também conhecidos como o chá em saquinho.

Depois de ver essas dicas, veja como você deve preparar o chá verde:

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 colher (de sopa) de chá verde.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água no fogo. Assim que perceber a formação das bolhinhas, desligue o fogo e acrescente as folhas do chá verde. Conserve a panela tampada por cinco minutos.

Passando esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva utilizada no preparo, logo em seguida, a bebida está pronta para ser consumida. A recomendação é que o consumo diário não ultrapasse as quatro xícaras.

Cuidados e contraindicações

Assim como foi sugerido no início do artigo, o tratamento com chá verde deve ser recomendado pelo médico. Isso garante que a bebida seja consumida de forma ideal, mediante a dosagem segura para o seu organismo.

Pacientes que apresentem problemas de hipertenção devem consumir o chá verde de forma moderada. Isso se deve ao fato dele poder aumentar as palpitações cardíacas e a pressão. A bebida ainda pode causar irritabilidade, insônia, tonturas e atacar problemas estomacais, como úlcera e gastrite.

Entre as mulheres grávidas ou que estão em processo de amamentação, também devem procurar orientação com o obstetra. Nesses casos, a bebida pode fazer mal para a mãe e também para o bebê.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.