Aprenda a preparar incrível tônico de chá verde

Aprenda como preparar um incrível tônico para a pele com o chá verde. Confira quais são os seus benefícios para a saúde de seu rosto

O chá verde, além de seu preparo original para o consumo, o chá verde pode ser usado para o preparo de um tônico que faz muito bem para a pele. Quando usado sobre a pele, segundo a terapeuta do Kyron Spa, Fernanda Ferrari, o chá verde pode ajudar a controlar a oleosidade da pele, já que possui propriedades adstringentes e antissépticas. A receita caseira é bastante simples, e pode ser aplicada diariamente na pele, antes de dormir.

Como preparar?

Ingredientes

– 100 g das folhas de chá verde
– 500 ml de água filtrada em temperatura ambiente

Modo de preparo

Coloque as folhas na água e deixe descansar por uma hora. Em seguida basta aplicar na pele, usando para limpar diariamente. Além de limpar e hidratar a pele, ajuda a combater espinhas, aparência de olhos cansados e queimaduras de sol.

Evite a região dos olhos, aplicando apenas nas olheiras e no restante do rosto, usando sempre movimentos ascendentes e circulares. É importante, entretanto, não usar para substituir tratamentos dermatológicos que foram indicados por seu médico dermatologista.

Mantenha a mistura sempre na geladeira, retirando somente quando for usar e colocando novamente logo em seguida.

Imagem de bule despejando chá em copo

Foto: Pixabay

Benefícios do chá verde

O chá verde é rico em polifenóis, que são antioxidantes que combatem a degeneração das células, combatendo o envelhecimento precoce e o câncer, ajudando ainda a queimar aquelas gordurinhas indesejadas. É rico, também, em vitaminas B1, B2, K, C, ácido fólico, potássio e manganês.

Quando ingerido, apresenta ainda mais benefícios, sendo excelente para auxiliar no processo digestivo, combate o colesterol, previne doenças do coração e diversos tipos de câncer, além de ser um energético natural, devido a presença de cafeína.

Para este fim, é melhor escolher as folhas do chá em herbanários e lojas de produtos naturais. O armazenamento da planta deve ser feito em local abrigado da luz e hermético. Isso porque, quando não são armazenadas dessa forma, as folhas perdem os óleos aromáticos. Com mais de 6 meses, a folha já não deve ser usada, pois não possui os mesmos benefícios.

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá verde exige alguns cuidados em seu consumo, assim como qualquer medicamento natural. Devido à presença de tanino, bloqueia a absorção de ferro e, por isso, não deve ser consumido junto aos alimentos, tendo um período após as refeições.

Gestantes e lactantes não devem consumir esse chá, já que há taninos em grandes quantidades, podendo causar vônitos e náuseas, além de, segundo estudos recentes, causar problemas no desenvolvimento nervoso do bebê, prejudicando ainda os níveis de ácido fólico da gestante. Quando aplicado na pele, entretanto, não apresenta contraindicações.