Você conhece os benefícios do óleo de canola?

Por Redação

Você conhece os benefícios do óleo de canola?

Conheça as propriedades da canola | Imagem: Reprodução

Brassica napus

O óleo de canola é ainda pouco utilizado na dieta dos brasileiros, em parte porque o preço é mais alto do que a maioria dos óleos que costumam ser usados e também porque poucas pessoas conhecem seus benefícios à saúde.

Ele é extraído da planta Brassica napus e é rico em ômega 3, ácido graxo essencial ao nosso organismo e que não é produzido em nosso corpo, sendo sua fonte a alimentação. Este ácido graxo, tem poderes de reduzir o mau colesterol e aumentar o bom colesterol e também ajuda a regular a pressão arterial. Por isso, o consumo do óleo de canola é de extrema importância para proteger o coração!

Estudos realizados em ratos de laboratório, mostraram que a dieta acrescentada com o óleo, teve o poder de prevenir doenças cardíacas e entupimento das artérias. Alguns ratos foram divididos em quatro grupos, alimentados durante um ano e meio com alimentação específica, controlados pela pesquisadora. O primeiro grupo, recebeu ração e óleo de canola, o segundo com ração e óleo de soja, o terceiro com ração, banha de porco e gema de ovo e o quarto grupo, ração, banha de porco, gema de ovo e óleo de canola. Enquanto os ratos que ingeriram rações acrescidas de óleo de canola tiveram as dimensões do coração e as artérias em estado normal, os outros grupos apresentaram células hipertrofiadas com fibroses, o que pode ocasionar mortalidade, principalmente por infarto agudo do miocárdio e aumento da pressão arterial.

LDL e HDL

Aumente a quantidade de colesterol benéfico para seu organismo | Imagem: Reprodução

Esses estudos foram publicados em importantes revistas médicas, confirmando a propriedade do ômega 3 contido nesse óleo. Esse benefício proporcionado é extremamente importante para a saúde, especialmente nos dias atuais, já que a alimentação industrializada é uma das principais vilãs quando se trata de saúde e obesidade. Até mesmo crianças de, no máximo dez anos de idade, por terem uma alimentação deficiente, à base de sanduíches e outros lanches gordurosos, já apresentam alterações nos níveis glicêmicos e de colesterol. Muitos já estão obesos e serão futuros adultos obesos e com problemas cardíacos.

Amigo do coração

O óleo de canola é uma ótima alternativa para acrescentar à dieta e evitar os problemas cardiovasculares, mesmo que o preço seja um pouquinho mais alto do que os outros, é um investimento em saúde e, alimentação saudável é garantia de que não se precisará gastar com remédios e internações hospitalares futuramente! Apesar disso, deve-se consumi-lo com a mesma moderação com que se consome qualquer outro, afinal, é um alimento calórico e pode contribuir para a obesidade se for consumido em exagero. O segredo da boa saúde alimentar é o equilíbrio, pois, sem excessos a pessoa pode se manter magra e saudável, sem abrir mão de nenhuma das coisas que lhe dão prazer!