Use tratamentos naturais para curar panarício

Por Redação

Panarício

Imagem da aparência da doença | Imagem: Reprodução

O que é e o que causa o panarício?

Essa infecção aguda atinge a região ao redor da unha de um dedo da mão ou do pé, por causa de uma contaminação por bactérias. Esse abcesso ocorre, normalmente, quando a pele está muito úmida ou ainda se a unha for muito roída, o que facilita a ação das bactérias.

Quais são os sintomas mais comuns

A princípio, nota-se uma pequena inflamação, sem dor muito considerável, após dois ou três dias, a dor aumenta, tornando-se pulsante e também surge o pus no abcesso. Essa condição dolorosa e inflamatória pode se estender por várias semanas e pode ocorrer febre. Em casos de longa duração do panarício e quantidade grande de pus, o ideal é consultar um médico para retirar o pus. É desaconselhável tentar retirar o pus em casa, já que pode contaminar ainda mais o local e piorar o caso.

Como se pode curar o panarício com remédios caseiros?

Existem várias soluções caseiras bastante eficazes para tratamento do panarício. Confira algumas:

  • LEITE: Prepare uma mistura para emplastro: Cozinhe 3/4 de xícara de leite com dois dentes de alho e acrescente um pouco de pão para aumentar a consistência. Assim que esfriar, coloque sobre a unha e cubra com gaze, deixando atuar por vinte minutos. Repita três vezes ao dia.
  • CEBOLA: cozinhe uma cebola branca, parta ao meio e coloque quente sobre a região afetada, duas vezes ao dia. O resultado aparece em dois ou três dias.
  • MALVA: faça uma infusão com as folhas de malva e ponha compressas frias na área afetada, várias vezes ao dia. A planta tem poder antiinflamatório.