Tratamentos naturais para aftas

Quem nunca passou por um grande incômodo devido ao aparecimento de aftas? Com dificuldade para…


Quem nunca passou por um grande incômodo devido ao aparecimento de aftas? Com dificuldade para comer, desconforto e dor, as aftas aparecem normalmente, mas podem ser tratadas. As aftas são feridas pequenas ou ainda úlceras localizadas na boca. Com aparência redonda e esbranquiçada, a afta é envolvida ainda por uma auréola avermelhada. Acontece normalmente na língua, interior dos lábios, palato ou bochechas e, quando aparecem em tamanhos pequenos, saram em aproximadamente 10 dias sozinhas. As maiores – com tamanho superior aos 12 mm – são mais difíceis de aparecer, mas também mais difíceis de curar.

Tratamentos naturais para aftas

Foto: Reprodução

Quais as causas?

As aftas podem ser causadas por muitos motivos como infecções, escovações excessivas, mordidas acidentais na boca, estresse, insônia, refluxo, consumo de alimentos ácidos, alterações hormonais, uso de anti-inflamatórios por período contínuo, entre muitas outras causas. As aftas, apesar do que muitos pensam, não causa mau hálito, podendo este ser mais um sintoma do problema causador.

Medicamentos naturais

Alguns tratamentos são muito usados por médicos, mas se você prefere usar medicamentos naturais, evitando produtos industrializados, confira abaixo alguns dos medicamentos que podem ajudar a eliminar as aftas:


Água morna e sal grosso

Esquente água até ficar morna e adicione o sal. Fazer bochechos com essa mistura pode ajudar pois a solução possui propriedades antissépticas que ajudam a manter a região afetada limpa. Faça vários bochechos ao dia, até o desaparecimento total. É importante, no entanto, que você evite alimentos ácidos durante o período de tratamento, pois além de aumentar a dor, podem aumentar a incidência das aftas.

Bálsamo com óleo essencial

Ajudando a combater a dor e a inflamação, o bálsamo com óleo essencial de louro possui ação analgésica, antisséptica e anti-inflamatória, tratando também a infecção. Para preparar, use 1 gota de óleo essencial de louro e 10 ml de óleo mineral ou óleo de amêndoas doces. Misture os dois e aplique entre 3 e 4 vezes ao dia.

Chá de alfavaca

Com propriedades analgésicas, antissépticas e relaxantes, o chá de alfavaca ajuda a aliviar a dor e tratar a infecção. Para preparar, use duas colheres de chá das folhas de alfavaca e 500 ml de água fervente. Coloque as folhas na água já fervente e deixe em repouso por dez minutos. Armazene em um recipiente de vidro escuro e faça gargarejos e bochechos várias vezes ao dia.

Chá de manjericão

Outro medicamento natural que pode ajudar é o chá de manjericão. Use 10 folhas para cada xícara de água. Coloque os dois ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos, desligue o fogo, tampe e deixe amornar. Coe e faça bochechos em seguida, de duas a três vezes ao dia. O medicamento possui propriedades antissépticas ajudando na higiene agilizando a cicatrização.


Reportar erro