Tratamento caseiro para acabar com o mau hálito

Por Redação

Halitose

Halitose | Imagem: Reprodução

Saiba o que causa a halitose, ou mau hálito e como se pode prevenir essa desagradável condição

Essa sempre foi uma causa de desgosto e de repulsa entre as pessoas, afinal, falar de perto com quem tem mau hálito é terrível! E o pior é que, na maioria das vezes, a pessoa não tem consciência de que esteja com o problema, então fica a dúvida, avisar ou não? E, quanto a nós mesmos… será que temos como perceber que estamos com mau hálito?

Afinal, o que será que nos deixa com odor desagradável na boca?

As causas são diversas e nem sempre fáceis de se identificar, já que a halitose pode ser decorrência de alimentação, problemas bucais ou o acúmulo de restos de alimentos entre os espaços dos dentes se não são escovados e limpos com fio dental após as refeições. Em algumas doenças de garganta também é comum surgir o mau hálito, mas este some quando a doença é curada. Até mesmo um intervalo longo de tempo sem beber água ocasiona mau hálito!

A primeira causa é mesmo a bactéria que temos na boca e se alimenta dos resíduos alimentares, ela causa a fermentação e a liberação de gás sulfúreo, o mesmo do ovo podre! É essa bactéria que cria aquele muco branquicento que notamos na parte anterior da língua, principalmente ao acordarmos de manhã,coisa que também provoca um cheiro terrível! Por isso, para começar a guerra contra a halitose, o primeiro passo é escovar e limpar os dentes com o fio dental  a cada refeição, sem esquecer da língua!

Evitar certos alimentos condimentados ou cebola e alho também é boa medida!

Além dos cuidados diários com a higiene e a busca de possíveis soluções em casos de doenças  na gengiva ou outras que possam estar ocasionando o cheiro ruim em sua boca, aprenda algumas receitas caseiras que ajudarão a evitar que as pessoas se afastem quando você abrir a boca!

Acabando com o bafo através de métodos naturais

CHÁ DE GUAÇATONGA

Esse chá foi aprovado pela ANVISA e serve também para curar gastrite e problemas digestivos. Só não é aconselhável durante a gestação ou amamentação.

Ingredentes:

  • 150ml de água;
  • De uma a duas colheres de sobremesa de folhas do chá de guaçatonga.

Como fazer:

Ferva a água e coloque as folhas de guaçatonga em infusão por alguns minutos.

Posologia:

Beber uma xícara deste chá de três a quatro vezes ao dia.

 

A ARTEMÍSIA também é uma ótima opção para ajudar a acabar com o mau hálito!

Como fazer e posologia:

  • Ferva um litro de água e acrescente 1 colher de chá de folhas secas de Artemísia, deixando em infusão até que fique morno e então coe.
  • Deve-se beber de uma a três xícaras desse chá ao longo do dia.
  • Também não é aconselhável a gestantes e lactantes.

Estudos numa universidade americana apontam o CHÁ VERDE como um excelente aliado para combater o mau hálito, já que possui elementos na composição que destroem as bactérias que causam problemas na garganta e também favorecem as cáries e gengivites.

Pode-se utilizar o chá verde, bebendo duas ou três xícaras por dia.