Qual o segredo da batata doce para quem é fitness?

Se você frequenta a academia ou tem colegas e amigos adeptos da musculação, já deve…


Se você frequenta a academia ou tem colegas e amigos adeptos da musculação, já deve conhecer um dos alimentos bastante apreciados por quem é fitness: a batata doce. Este carboidrato considerado “do bem” fazendo muito sucesso nos últimos tempos, principalmente sendo presença constante no cardápio dos adeptos dos treinos de musculação e dietas. Mas, qual é o segredo deste alimento? Para decifrarmos o segredo da batata doce, vamos conhecer as suas propriedades e os seus benefícios.

Qual o segredo da batata doce para quem é fitness?

Foto: Reprodução

As propriedades da batata doce

A batata doce é uma raiz tuberosa nativa das Américas, sendo um carboidrato considerado “do bem”, rico em fibras, fonte de ferro, vitaminas A, C e E e de minerais como o potássio. Possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. No nosso país, são encontradas quatro variedades deste alimento: a batata-branca, angola ou terra-nova; amarela e roxa e avermelhada.


Baixo índice glicêmico e demais benefícios para quem é fitness

O segredo do sucesso da batata doce, principalmente para quem é fitness, é o fato de ela ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, isto é, a sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando gradualmente a glicose na corrente sanguínea e sem estimular muito a insulina, hormônio responsável pelo aumento do apetite e pelo acúmulo de gordura. Devido ao seu baixo índice glicêmico, o consumo de batata doce auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular. Além disso, esta raiz possui vários outros benefícios, sendo indicado não apenas para os atletas, mas para todas as pessoas, adequando-se as porções, formas de preparo e outros fatores à sua dieta.

Confira a seguir:

  • Ajuda a controlar a diabetes;
  • Auxilia na redução do colesterol total;
  • Reduz cãibras;
  • Atua na prevenção da anemia;
  • Regula a pressão arterial;
  • Devido ao seu teor de fibras, ajuda no processo de digestão e no bom funcionamento do intestino;
  • Ajuda na prevenção do câncer;
  • Faz bem para a pele;
  • Ajuda na formação do colágeno;
  • Fortalece o sistema imunológico, devido à quantidade de vitamina A, que também age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos e do tecido epitelial;
  • Fornece energia para o treino de musculação.

Maneiras de consumir a batata doce

Este carboidrato complexo pode ser consumido de diversas formas e em diversas preparações, como o simples cozimento ou assado, até purês elaborados, massa de pães, tortas, suflês e outros, inclusive alguns doces, que são adaptados para uma versão “doce do maromba”.


Reportar erro