Qual emagrece mais: chá branco ou verde?

O chá verde e o chá branco vêm da mesma planta, a Camellia sinensis, e ambos atuam como emagrecedores. Mas você sabe qual o melhor? Descubra!


Muito ouvimos, lemos e vemos sobre o benefício dos chás branco e verde, especialmente quando se trata de suas propriedades emagrecedoras. Ambos os chás são oriundos da mesma planta, a Camellia sinensis, porém, qual deles é o mais eficaz para a perda de peso? Desvendamos esse mistério a seguir!

O chá verde no emagrecimento

Entre os connoisseurs – pessoas que entendem bem do assunto sobre chás –, o chá verde sempre ocupou um papel de destaque, reputado como a alternativa ideal para quem desejar perder aqueles quilinhos indesejados. No tocante à dieta, o chá verde é termogênico, isto é, ele aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo, fazendo com que ocorra uma maior queima de gorduras.

Todavia, visando à sua máxima eficácia, deve-se atentar ao consumo ideal da bebida. A recomendação diária oscila entre cinco xícaras a um litro, sendo que o consumo deve ser de, no mínimo, três meses. A temperatura do chá fica a critério próprio.

Imagem de bule despejando chá em xícara

Foto: Depositphotos

Os muitos benefícios desse chá

A bebida é rica em catequina, substância que possui efeitos antioxidantes que controlam a atuação dos radicais livres e reduzem os riscos de desenvolvimento das doenças cardiovasculares – além de prevenir o envelhecimento precoce.


O chá verde também tem efeito digestivo, uma vez que estimula a produção de ácidos estomacais. Entre os méritos da bebida, dá-se bastante holofote às suas propriedades anticancerígenas. Além da catequina, a bebida é rica em bioflavonóides: as duas substâncias em concerto bloqueiam as alterações celulares que dão ensejo aos tumores.

Chá branco para perder peso

Ante um leque tão numeroso de benefícios, não surpreende que, por anos, o chá verde tenha ocupado um papel de tamanho protagonismo em dietas. Mas o seu reinado vem sendo ameaçado por outro chá: o seu primo chá branco, pois, além de ser uma bebida termogênica, facilitando o emagrecimento, é diurética, antioxidante, previne o colesterol e também o câncer de cólon!

Os dois chás, o verde e o branco, são extraídos da mesma planta, chamada Camellia sinensis. No caso do chá branco, a sua colheita é levada a cabo apenas uma vez durante o ano, composto por brotos e flores da erva. Para evitar a formação de clorofila, esses brotos são protegidos da luz do sol. Depois de colhidos, eles são cozidos no vapor e, então, levados para o processo de secagem.

Esse chá, portanto, não passa por nenhuma fermentação e seu processamento é bem rápido. Por conta disso, muitas pessoas acreditam que as propriedades benéficas do chá branco seriam mais concentradas. A diferença na colheita da erva muda o sabor do chá, que tem um gosto mais adocicado e suave.

O veredicto empatou

Afinal, qual dos chás é o melhor? Para especialistas, os benefícios são bastante similares: ambos têm o condão de retardar o processo de envelhecimento, abaixar os índices de colesterol ruim, acelerar o metabolismo e queimar gordura corporal. Portanto, ambos os chás são excelentes para a saúde do organismo e também para diminuir os números na balança. O certo para cada pessoa é mesmo conversar com seu médico de confiança para saber qual ele indica ou testar ambos os chás para sentir empiricamente qual deles atua melhor em si.


Reportar erro