Propriedades e os benefícios da ameixa!

Por Redação

Benefícios da ameixa

Conheça mais sobre os seus benefícios | Imagem: Reprodução

Essa fruta é uma das que nos oferecem maior opção de tipos e cores, existindo mais de 2000 variedades, em formas e cores que vão do âmbar ao preto. A ameixa pode ser originária de diversos lugares, aqui no Brasil é uma das frutas mais conhecidas e apreciadas, sendo consumida tanto in natura, quanto seca, com período de safra entre dezembro e fevereiro.

Benefícios da ameixa

A ameixa (prunus domestica) é o fruto da ameixeira e vem sendo muito pesquisada devido às substâncias presentes em sua composição, os fenóis, que tem poder antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres e protegem a saúde, evitando diversas doenças causada pelo envelhecimento precoce das células causado pelos radicais livres. Segundo pesquisas austríacas, seu poder antioxidante encontra-se mais concentrado quando está bem madura, quase em processo de decomposição, por isso, o ideal é comer os frutos nesse estágio! Como tem grande quantidade de fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza e debilidade cerebral.

Ela possui alta concentração de vitamina C, portanto, ajuda o sistema imunológico e previne doenças, além de facilitar a absorção do ferro no organismo; possui vitamina A (betacaroteno), portanto, é excelente para a visão, unhas, ossos e ainda colabora para um bronzeado eficiente e natural! Possui ainda, vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismos, fortalecem os cabelos, evitando a queda e também são essenciais ao crescimento.  Também possui potássio e mais fibras do que qualquer outra fruta ou vegetal!

A grande quantidade de fibras existente na ameixa, faz com que seja um dos laxativos naturais mais lembrados e consumidos, sendo a ameixa seca muito usada com essa finalidade. Algumas pessoas a colocam de molho num copo com água à noite, e, no dia seguinte, em jejum, bebem a água e comem a ameixa. Ou apenas a consomem pura, o que também dá resultados.

A ameixa seca, por ter alta concentração das substâncias, como as vitaminas, é fonte de energia muito importante, usada como complemento alimentar de quem tem alto gasto calórico, como esportistas.

Precauções e contraindicações

Apesar de tão rica e versátil, a ameixa faz parte de um pequeno grupo de alimentos que possuem oxalatos, substâncias que se fazem presentes em plantas, animais ou em nós, seres humanos. Acontece que, quando o  teor desses oxalatos fica muito concentrado nos fluidos corporais, pode acarretar uma cristalização que resultará em problemas de saúde, como os cálculos biliares e de vesícula. Apesar disso, não significa que os indivíduos com problemas biliares ou hepáticos não possam comer a fruta, apenas, é bom ter moderação.