Os mitos e verdades por trás dos suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são substâncias indispensáveis para os atletas e praticantes de atividades físicas, sobretudo as de intensidade mais elevada


O uso dos suplementos alimentares é cercado de muitos mitos e verdade. Para umas pessoas eles representam um verdadeiro veneno para a saúde, já para outras, é imprescindível para a conquista do corpo.

Em ambos os casos, usá-lo com responsabilidade e orientação de um profissional é garantia de saúde e desenvolvimento físico saudável.

Na maioria dos casos, os suplementos alimentares são confundidos com os anabolizantes. Só que, entre os dois existe uma diferença gritante. O primeiro é usado para regular a carência de nutrientes no corpo, sobretudo com a realização de atividades físicas intensas. O segundo, deve ser usado somente em casos específicos, sobre severa vigilância médica.

Para ajudar a esclarecer um pouco mais sobre as verdades e mentiras a respeito do uso dos suplementos alimentares, aí vão alguns dos questionamentos mais comuns levantados pelas pessoas.

Os mitos e verdades por trás dos suplementos alimentares

Foto: depositphotos

Suplementos alimentares

Os suplementos alimentares são substâncias indispensáveis para os atletas e praticantes de atividades físicas, sobretudo as de intensidade mais elevada. Eles ajudam a repor os nutrientes que não são supridos pela alimentação, ou quando o gasto energético é maior que a ingestão.

Eles são compostos de vitaminas, minerais e aminoácidos, que vão atuar no melhoramento do desempenho físico, minimizando os efeitos adversos dos treinos contínuos. O uso de suplementos alimentares não está vinculado a nenhum risco. Porém, o problema está no uso indiscriminado.


A ingestão de suplementos em excesso e sem indicação médica pode trazer alguns danos para a saúde, entre eles, destacam-se: sobrecarga renal, intoxicação hepática, desequilíbrio metabólico, aumento de processo inflamatório, redução na perda de peso e lesão muscular.

Verdades e mitos

Depois de conhecer um pouco sobre a função e indicação dos suplementos alimentares, chegou a hora de esclarecer dúvidas a respeito deles.

O uso de suplementos alimentares está vinculado ao ganho de massa muscular.

Mito. A partir de uma alimentação equilibrada é possível ganhar massa muscular. Basta que seja inserida na dieta alimentos que contenham os nutrientes necessários para o condicionamento físico.

Ingerir suplementos alimentares em excesso pode causar danos à saúde.

Verdade. Como já foi dito, em alguns casos, o uso de suplementos vem para equilibrar o nível de proteínas necessárias para o bom funcionamento do corpo. Quando ingerido em excesso, os suplementos podem desencadear sobrecarga nos rins, intoxicação hepática, redução de peso e desequilibrar o metabolismo.

A alimentação pode ser substituída pelo uso de suplementos.

Mito. O ganho de massa muscular depende, basicamente, da alimentação saudável e do descanso muscular. Essa rotina faz com que as fibras altere seu esforço físico.

Suplemento alimentar não engorda.

Verdade. Essa variação depende da quantidade de suplemento alimentar que você ingere. Se ele for bem balanceado, não vai trazer nenhum ganho de peso para o seu corpo.

Posso usar qualquer suplemento para aumentar a massa magra.

Mito. O mercado oferece produtos específicos para todos os tipos de necessidades. Por isso, prestar atenção em qual deles se adéqua melhor a sua é sinal de fazer tudo de forma correta. Por isso que a consulta ao médico se faz tão importante nesse processo.


Reportar erro