Chá de camomila: para que serve e como fazer

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O chá de camomila (chamomilla recutita ou matricaria chamomilla) é uma bebida que acalma, relaxa os músculos e ainda alivia o estresse, todos esses fatores fazem dela um tratamento natural para problemas como insônia e ansiedade.

A bebida preparada com as flores é ainda rica em importantes compostos antioxidantes e analgésicos e não para por aí, porque eles também são capazes de melhorar a digestão, ao mesmo tempo que protegem o estômago contra lesões.

Xícara com chá de camomila
O chá de camomila relaxa os músculos e consegue aliviar o estresse (Foto: depositphotos)

O naturopata Danilo Ramon vai nos explicar como funcionam os inúmeros fitoquímicos desta infusão, e ainda para que a erva é indicada e suas formas de uso.

Para que serve o chá de camomila

Tratar a insônia

Devido ao seu poder relaxante, o chá de camomila tem a capacidade de acabar com os problemas para pegar no sono. É o que afirma o especialista em fitoterapia Danilo Ramon.

Essa ação acontece por causa de uma substância amarelada que está presente nas pétalas da flor chamada apigenina. Esse composto consegue ativar os receptores cerebrais que identificam e metabolizam medicamentos sedativos. (1)

A apigenina também é capaz de diminuir a resistência do organismo a um tipo de neuroreceptor GAMA (ácido gama-aminobutírico) que serve para regular a qualidade e o tempo do sono. (2)

Reduzir a ansiedade e o estresse

Uma das propriedades que mais evidenciam a camomila para uso na medicina alternativa é a calmante, como explicou o fitoterapeuta.

Essa ação, que faz da erva um ótimo remédio caseiro para combater o estresse, também é causada pela apigenina, que produz um efeito redutor da excitação cerebral. (1)

Inclusive, o chá de camomila costuma ser indicado para tratar transtornos de ansiedade leve e até mesmo para amenizar os efeitos da depressão. (3)

Melhorar a aparência da pele

O chá de camomila é a opção ideal para quem sofre com problemas de erupções na pele, ou ainda com a pele seca, irritada, com sinais da idade, manchas e até mesmo olheiras.

Tudo isso porque ela “possui alfa-bisabolol e azuleno, substâncias que hidratam a pele e são boas para tratar espinhas e olheiras”, afirma Danilo, explicando que eles auxiliam na despigmentação das áreas afetadas.

O uso dos extratos de camomila conseguem acelerar a cicatrização de queimaduras de maneira mais eficaz do que os medicamentos à base de corticosteróides e ainda protegem contra os danos causados pela exposição ao sol. (4)

Aliviar as cólicas e dores musculares

Outro benefício bem conhecido do chá de camomila é no alívio das cólicas e dores musculares, servindo até mesmo para “aliviar as cólicas em bebês”, como recomenda o fitoterapeuta.

O que acontece é que os fitoquímicos das pétalas da camomila são capazes de impedir a proliferação dos agentes inflamatórios que aumentam a sensibilidade do organismo e são mecanismos de disparo da dor.

O efeito analgésico é potencializado pela ação dos receptores cerebrais, que processam os opioides, um tipo bem comum e potente de analgésico. (2)

Diminuir alergias e doenças inflamatórias

Quer mais um motivo para passar a apreciar o chá de camomila? Pois saiba que, como esclareceu o naturopata, devido à presença do alfa-bisabolol e do azuleno essa ervinha é um potente anti-inflamatório natural.

O que significa que ela se torna um anti-alérgico caseiro, promovendo a redução dos sintomas de vários tipos alergias. Vale lembrar que a alergia é uma reação inflamatória produzida pelo organismo na tentativa de eliminar uma substância desconhecida.

As dores reumáticas entram nesse quesito também, uma vez que são inflamações disparadas pelo corpo.

Prevenir doenças

O chá de camomila possui compostos que atuam diretamente no combate aos radicais livres, os chamados antioxidantes, como indica o especialista.

Essas substâncias são capazes de evitar as possíveis mutações que as células venham a sofrer e que são geralmente derivadas do processo oxidativo, que nada mais é do que degeneração celular.

Essa ação também garante não apenas que o envelhecimento celular seja retardado, como também impede lesões que podem desencadear doenças crônicas, como problemas neurodegenerativos e cardiovasculares e até mesmo o câncer.

Para completar a ação protetora contra doenças, essas florzinhas são cheias de um composto capaz de estimular a criação das células que compõem o sistema imune, ao mesmo tempo em que fazem com elas fiquem mais sensíveis e possam reagir mais rapidamente às ameaças. (4)

Melhora a digestão

Se por acaso você comeu algo que não caiu bem, Danilo indica que o chá de camomila pode ser a solução para o problema. Isso porque a erva apresenta um poderoso relaxante digestivo.

Só para você ter uma noção do poder, entre os problemas que podem ser tratados por ela estão: gases, refluxo ácido, indigestão, anorexia (por estimular o apetite), enjoo, náuseas e vômitos.

Ainda por cima o profissional informa que a planta “reduz a acidez estomacal”. Essa ação, em conjunto com o fato dela aumentar a produção do muco protetor, é eficaz no controle da queimação no estômago e como tratamento complementar para as úlceras gástricas. (4)

Como fazer e tomar o chá de camomila

Para evitar perda de nutrientes, é indicado não adicionar açúcar no chá (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada
  • 1 colher (de sopa) de flores de camomila.

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar o chá de camomila é pegar uma panela com tampa. Feito isso, coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente as flores de camomila na quantidade recomendada na receita.

O passo seguinte é deixar a mistura descansar por 10 minutos. Nesse intervalo, lembre de deixar a panela tampada. Isso vai ajudar no processo de infusão da planta e consequente liberação das propriedades na água.

Passado esse tempo, pegue uma peneira e passe todo o chá por ela. Isso vai facilitar a retirada das flores usadas no preparo. A recomendação é que o chá seja ingerido sem a adição de açúcar ou adoçante.

Danilo aconselha tomar a infusão no máximo até 4 vezes por dia, visto que ela pode causar uma leve sonolência quando consumida em excessos.

Contraindicações e cuidados

Apesar de se tratar de um ingrediente natural, o uso do chá de camomila deve ser prescrito e supervisionado por um especialista, já que pode causar alguns problemas em grupos específicos de pacientes.

Pois como alerta Danilo, a erva “não tem contraindicação, mas há cuidados a serem considerados, como por exemplo a camomila tem efeito anticoagulante”.

Ele completa informando que pessoas que fazem uso de anticoagulantes sintéticos podem ter os efeitos do medicamento potencializado, por isso é bom consumi-la em pequenas quantidade para evitar hemorragias.

O chá de camomila pode ainda relaxar a musculatura uterina e com isso causar abortos espontâneos, por esse motivo grávidas são aconselhadas à evitar o uso e, se necessário, fazê-lo apenas sob acompanhamento especializado. (1)

*Texto feito com a colaboração do naturopata especialista em acupuntura, fitoterapia e iridologia Danilo Ramon (CRTH – 1224 – BR).

Referências

(1) HEBER, David. PDR for Herbal Medicines, 4º edição. PDR Network, 2007. Acesso em: 1º de março de 2020.

(2) MINISTÉRIO DA SAÚDE. Monografia da espécie Matricaria chamomilla L. (= Chamomilla recutita (L.) Rauschert, camomila). Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Camomila.pdf. Acesso em: 1º de março de 2020.

(3) EDWARDS, Sarah E. et al. Phytopharmacy: An Evidence‐Based Guide to Herbal Medical Products. John Wiley & Sons, Ltd. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1002/9781118543436. Acesso em: 1º de março de 2020.

(4) GUPTA, Vikas et al. Pharmacological Potential of Matricaria recutita-A Review. International Journal of Pharmaceutical Sciences and Drug Research, v.2, n.1, p.12-16, 2010. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/aa3e/9b3bebfe5ccbe29e860dbbd7cdaaafe86328.pdf. Acesso em: 1º de março de 2020.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.