Óleo de camelina vai tratar da sua beleza

Acredita-se que a cultura da camelina teve origem no fim do Neolítico, espalhando-se do Sudeste…


Acredita-se que a cultura da camelina teve origem no fim do Neolítico, espalhando-se do Sudeste da Europa até chegar a Europa Central. Era cultivada devido ao seu óleo, desde a Idade do Ferro até a Idade Média, onde começou a perder a sua importância. O valor da camelina voltou a subir a partir do século XIX, no Norte da França, Pas de Calais e na Somme. Isso aconteceu devido ao seu óleo e palha nas coberturas das casas e no fabrico de vassouras.

O comércio da camelina

Atualmente a camelina tem sido considerada lucro pruro em todos os níveis, pois seu teor de ômega 3 é de mais de 45% e de linoleico entre 15% e 20%. Deste modo a camelina tem sido muito utilizada. Ela é cultivada pela família Rouillard e é comercializada. É possível encontrar o óleo nas farmácias.

Composição do óleo de camelina

Óleo de camelina vai tratar da sua beleza

Foto: Reprodução

O óleo de camelina é conhecido como um ótimo remédio caseiro, principalmente por baixar o colesterol. Isso ocorre devido a sua composição. Este óleo é rico em ômega 3. Além disso, possui vitamina E, que é uma vitamina antioxidante que ajuda a eliminar as toxinas e o excesso de gordura no sangue.


Os benefícios

Por ser rico em ômega 3, o principal benefício do óleo de camelina é a redução do colesterol mau no sangue. O consumo dele ajuda a reduzir o risco da gordura se acumular no interior das artérias. O ômega 3 funciona ainda como anti-inflamatório podendo reduzir bastante as chances de doenças no coração e auxiliando também na redução de inflamações e alergias.

Reduz o risco de câncer em 60%, aumenta a resistência ao stress e a ansiedade. É indicada na prevenção da doença de Alzheimer. O valor nutritivo é superior ao dos óleos de linhaça e chia. Ele ainda pode ser usado em tratamentos de acne, eczema e psoríase, sendo muito indicado para peles mais secas. Por ser rico em óleos graxos, é tão bom para a pele quanto para os cabelos. Possui ação reparadora, hidratante e nutritiva.

Como usar o óleo de camelina?

O modo de uso do óleo de camelina é bem simples, basta ingerir de 1 a 2 colheres de chá do óleo por dia. Ele deve ser adicionado nas refeições. Após aberto, o óleo de camelina deve ser guardado na geladeira.


Reportar erro