Entenda a diferença entre batata inglesa e batata doce

Apesar de tanta semelhança, a batata doce e inglesa possuem diferenças. Para conseguir usufruir melhor dos seus índices glicêmicos é importante conhecê-las


Tanto a batata doce quanto a inglesa são tubérculos saudáveis e ricos em proteínas. Apesar de tanta semelhança, elas possuem algumas diferenças quando comparadas. Você sabia que uma é mais leve que a outra? Para conseguir usufruir melhor dos seus índices glicêmicos é importante conhecer de forma mais aprofundada cada uma delas.

Batata doce

A famosa dupla “peito de frango e batata doce” é conhecida no mundo fitness. E graças à sua rica concentração em amido, não tem problema ela substituir alimentos como arroz e macarrão.

Sua taxa de índice glicêmico é mais baixa que a inglesa, por isso é uma ótima opção para quem pratica exercícios físicos ou perder gorduras, principalmente na região abdominal.

A batata doce também é extremamente rica em vitamina A, magnésio, sódio, fósforo, cálcio, ácido ascórbico, tiamina e riboflavina. Também contribui para a saúde dos olhos, pele, sistema imunológico e auxilia um bom funcionamento intestinal.

Entenda a diferença entre batata doce e batata inglesa

Fotos: Pixabay e Depositphotos/ Montagem: Remédio-Caseiro


Batata inglesa

A batata inglesa possui uma quantidade baixíssima de gordura. Ela é uma rica fonte de vitaminas C e do complexo B, ferro, potássio, fósforo, amido, cálcio e carboidratos.

Ela previne a prisão de ventre, aumenta a performance atlética e auxilia o sistema nervoso.

Porém, ela apresenta um alto índice glicêmico, ou seja, o açúcar é rapidamente elevado no sangue. Já a batata doce apresenta essa taxa bem menor, o que acaba contribuindo para a sensação se saciedade e evita a elevação exacerbada da insulina, o que pode evitar problemas futuros como obesidade e envelhecimento precoce.

Purê de batata-doce

Ingredientes

  • 130g de batata-doce descascada e cozida em água
  • 2 colheres (de sopa) de leite desnatado
  • 1 colher (de chá) de requeijão light (10g)

Modo de preparo

Amasse as batatas e depois misture com os demais ingredientes em fogo baixo até que a mistura adquira uma consistência pastosa. Em seguida, sirva juntamente com outros pratos.

Barquinhas de Batata inglesa

Ingredientes

  • 5 Batatas inglesas grandes
  • 1 gema
  • Pote de creme de ricota
  • 100 g de queijo tipo mussarela relado
  • 100 g de queijos parmesão ralado
  • 1 colher de manteiga ou margarina
  • Orégano a gosto
  • Pimenta do reino ou pimenta vermelha a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Leve as batatas para cozimento até que as mesmas fiquem bem macias. Depois, corte as mesmas ao meio e remova considerável parte da poupa, deixando apenas uma camada pequena e sem prejudicar a casca do vegetal. Em seguida, deixe as cascas em reserva. Depois, esmague a batata com a margarina e sal e, logo depois, coloque os demais ingredientes e misture. Para rechear as barquinhas, utilize a mistura de batata. Posteriormente, acrescente um pequena dose de azeite e queijo parmesão ralado. Para finalizar, coloque para gratinar e sirva quente, com a carne de sua preferência como acompanhamento.


Reportar erro