Elimine as cicatrizes usando aloe vera (babosa)

A seiva da babosa é uma substância calmante que ajuda a aliviar muitos problemas, incluindo queimaduras, feridas e cicatrizes


A aloe vera, popularmente conhecida como babosa, é uma planta que contém propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o que a torna ideal para o tratamento da pele.

Além de ser uma rica fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres, a babosa é empregada no tratamento da acne, melasma e outros problemas de pele, incluindo as cicatrizes.

Aloe vera elimina cicatrizes?

Elimine as cicatrizes usando aloe vera (babosa)

Foto: depositphotos

As cicatrizes são marcas visíveis que aparecem quando a pele se refaz de algum tipo de trauma ou dano causado por acidente, cirurgia, doença e feridas em geral. Estes sinais são permanentes e podem se modificar com o passar do tempo.

A aloe vera pode melhorar o aspecto de uma cicatriz, porém, em alguns casos, não poderá eliminar totalmente o sinal.

Antes de tentar melhorar o aspecto ou eliminar de vez uma cicatriz, é necessário compreender que existem vários tipos de cicatrizes.

Dentre os tipos de cicatrizes estão as hipertróficas, queloides e cicatrizes atróficas.


A seiva da babosa é um calmante natural que ajuda a aliviar muitos problemas, incluindo queimaduras, feridas e alguns tipos de cicatrizes (como as de acne, por exemplo).

Esta planta estimula o desaparecimento das marcas devido às suas propriedades regenerativas, que ajudam a rejuvenescer e hidratar a pele.

Existem vários produtos que contêm aloe vera em sua formulação, no entanto, recomenda-se a compra de uma muda da planta e o uso da seiva de uma folha partida.

Propriedades da aloe vera

A popular babosa possui diversas substâncias que podem ajudar a melhorar a aparência da pele. Confira a seguir alguns destes componentes que auxiliam na cicatrização:

  • Fosfato de manose – Componente que melhora o crescimento dos tecidos, auxiliando no processo de cicatrização;
  • Mucilagem – Com poder emoliente, facilita a cicatrização, reduz o inchaço e destrói os micro-organismos presentes. A substância diminui o risco de infecção e ajuda a cicatriz a desaparecer mais rápido;
  • Saponina – Antisséptico natural, a saponina impede a infecção da cicatriz;
  • Mucopolissacarídeos – Substâncias que colaboram na hidratação celular e aceleram o processo de cicatrização.

Como usar babosa nas cicatrizes?

Lembre-se que, antes de usar qualquer tipo de produto na sua pele (ainda que seja natural), é necessário consultar um especialista.

Veja a seguir como usar a aloe vera em cicatrizes

Ingredientes

  • 1 folha de babosa;
  • 1 gaze ou compressa limpa.

Aplicação

1) Abra a folha de babosa e retire o gel transparente do seu interior;
2) Coloque sobre a ferida e cubra com gaze ou compressa;
3) Lave a ferida no dia seguinte;
4) Repita o processo diariamente, que alcançar o resultado desejado.


Reportar erro