Conheça os chás mais populares de cada região do País

As regiões possuem culinária típica, o que também inclui os chás. O consumo está ligado às plantas que são cultivadas em cada estado


O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo e o seu consumo vem aumentando cada vez mais entre os brasileiros.

Quente ou gelado, seja para aproveitar os benefícios proporcionados pela bebida ou simplesmente para apreciar o seu delicioso sabor, o chá é parte integrante do cardápio de todas as regiões do Brasil.

Cada região do Brasil possui sua culinária típica, o que também inclui os chás. O consumo da bebida está intimamente ligada às plantas que são cultivadas em cada estado.

Descubra quais são os chás mais populares em cada uma das regiões brasileiras.

Chás mais populares no Norte

Conheça os chás mais populares de cada região do País

Foto: depositphotos

Na região Norte, o chá mais consumido é o de catuaba, planta que contém propriedades afrodisíacas e que proporciona energia para os indivíduos que a consomem.

De sabor amargo, o chá de catuaba proporciona benefícios para o sistema circulatório, atua na memória, reduz a ansiedade e ajuda a retardar o processo de envelhecimento celular.

Chás mais populares no Nordeste

confira-os-chas-mais-populares-em-cada-regiao-do-brasil tamarindo

Foto: Pixabay

No Nordeste, um dos chás mais consumidos é feito com as folhas da árvore de tamarindo. Rica em vitaminas e minerais, esta bebida contém propriedades antioxidantes, proporciona benefícios aos rins, trata problemas digestivos e é um laxante natural.

Chás mais populares no Centro-Oeste

confira-os-chas-mais-populares-em-cada-regiao-do-brasil guaco

Foto: reprodução/ site cafelis


O guaco é uma das plantas mais tradicionais da região Centro-Oeste e, claro, não poderia deixar de ser consumida também na forma de chá.

A bebida contém propriedades bronco-dilatadora, antirreumática, antisséptica, antiasmática, febrífugo, cicatrizante e sudorífero.

O chá de guaco é excelente para tratar gripes e resfriados, reumatismo, febre alta e alergias.

Chás mais populares no Sudeste

confira-os-chas-mais-populares-em-cada-regiao-do-brasil camomila

Foto: Pixabay

O chá mais consumido na região Sudeste é o de camomila, planta bastante conhecida por apresentar propriedades calmantes.

Este chá auxilia na redução da ansiedade e estresse, proporcionando noites de sono mais tranquilas. A camomila também age como anti-inflamatório e ajuda a aliviar enjoos e cólicas menstruais, além de tratar problemas digestórios.

Chás mais populares no Sul

Conheça os chás mais populares de cada região do País

Foto: depositphotos

Já no Sul, a bebida mais tradicional é o chimarrão, produzido com a erva mate. Contém vitaminas A, B1, B2, C e E, e é rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo, manganês e potássio.

O chimarrão atua como diurético, é rico em antioxidantes, auxilia no processo de digestão, combate o colesterol “ruim” e previne a osteoporose.


Reportar erro