Conheça os alimentos que podem inchar a barriga

Uma das causas do desconforto abdominal é a alimentação. Veja quais são os alimentos que mais incham a barriga


A sensação de pressão no abdômen e o inchaço na região são problemas comuns, especialmente entre as mulheres. O desconforto abdominal pode ter várias causas, sendo que as mais frequentes são a ingestão de determinados alimentos e a prisão de ventre.

A alimentação pode alterar e sobrecarregar a capacidade de absorção do organismo, causando problemas como os citados. Neste artigo, veja quais são os alimentos que incham a barriga.

Os alimentos que mais incham a barriga

Mulher com as mãos na barriga

Foto: Depositphotos

Alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são ricos em corantes, conservantes e sódio, substâncias que demoram a serem absorvidos pelo organismo. Ao serem consumidos em excesso, estes alimentos contribuem para a retenção de líquidos e para o intestino preso.

Frituras

As frituras retardam o processo de absorção, dificultam a eliminação de toxinas pelo fígado e também atrapalham a absorção e eliminação da água, o que agrava o inchaço abdominal.

Alimentos pobres em fibras

Os alimentos que contêm poucas fibras prejudicam a formação das fezes e a absorção de água, o que leva à retenção de líquidos e à prisão de ventre. Para evitar este problema, é importante investir em uma alimentação rica em fibras e ingerir água regularmente.


Refrigerantes

Além de ser rico em um dos principais responsáveis pela retenção de líquidos – o sódio –, o gás do refrigerante contribui para a sensação de barriga estufada, pois pressiona o abdômen.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem interferir em processos bioquímicos do organismo e reduzirem a capacidade de absorção de água pelos rins. Além disso, o gás das cervejas também pressiona o abdômen, o que provoca desconfortos.

Evitar alimentos que causam gases e má digestão

De acordo com os especialistas, evitar os alimentos que causam gases e má digestão ajuda a aliviar o desconforto abdominal e a sensação de inchaço. Alguns alimentos, como o feijão, leite, cerveja, milho, repolho, brócolis, couve-flor, cebola, alho, dentre outros, fermentam mais e causam gases.

Por este motivo, é necessário melhorar o funcionamento do intestino para reduzir a quantidade de gases e o inchaço do abdômen. Para combater o problema, recomenda-se investir no consumo de alimentos integrais, frutas e folhas, além de 2 litros – no mínimo – de água ao dia.

Os indivíduos que sofrem de má digestão devem evitar alimentos gordurosos e não exagerar nas porções de carnes, embutidos, leites e derivados.

Sentir desconforto abdominal e inchaço nunca é normal e, se isto ocorre frequentemente, sinaliza que o organismo não está com a digestão e o intestino em dia, e o indivíduo deve consultar um médico para investigar a causa do problema.


Reportar erro