Confira receitas de colírios caseiros para conjuntivite

Dói, coça e deixa os olhos irritados. Se você pensou conjuntivite, acertou! Conheça duas receitas caseiras de colírios para aliviar os sintomas dessa doença


Dói, coça e deixa os olhos irritados. Se você pensou conjuntivite, acertou! A doença pode ser contraída por meio de uma bactéria ou vírus, além de ser contraída por reação alérgica as soluções de limpeza de lentes de contato, a pólen, cosméticos, e outras substâncias. Ao adquirir a conjuntivite, o paciente sente uma queimação, os olhos lacrimejam bastante e durante o sono podem até grudar, tendo em vista que uma secreção pegajosa é expelida por eles.

O ideal é sempre procurar um médico, pois caso seja uma infecção ele irá receitar um colírio para acelerar a cura e diminuir o período de contágio. O especialista deve ser procurado em casos mais graves, geralmente quando os sintomas não desaparecem com uma semana após a contaminação, quando eles forem intensos ou se não diminuírem  com  após três ou quatro dias mesmo com tratamento regular.

Conjuntivite é uma doença que incomoda bastante, então para aliviar a coceira e diminuir a secreção algumas medidas podem ser tomadas a fim de controlar esses sintomas. Entre elas está o uso de colírios caseiros, feitos de forma simples e rápida e com efeitos realmente milagrosos para o paciente que está contaminado com a doença.

Confira receitas de colírios caseiros para conjuntivite

Foto: Reprodução/ internet


Colírios práticos para combater a conjuntivite

Água salgada

Uma maneira de diminuir a coceira e o vermelhidão provocados pela conjuntivite é usar um colírio feito com água ligeiramente salgada. Para isso é preciso ferver meio litro de água, acrescentar na solução uma colher de chá de sal e esperar ferver por aproximadamente 15 minutos. Depois de pronta, espere a substância esfriar para assim poder usá-la.

Para aplicar esse colírio em casa, use um conta-gotas esterilizado. Aplique uma gota em cada olho, três vezes ao dia. Após cada aplicação, esterilize novamente o produto em água quente, para que ele esteja sempre adequado para o próximo uso.

Colírio de hidraste

Para ajudar no tratamento da conjuntivite e combater a infecção, a dica é usar o colírio à base de hidraste que pode ser feito em casa com muita praticidade. Esse remédio caseiro é feito com essa substância pois ela contém em sua composição um composto chamado de berberina, com propriedades antibióticas.

A receita do colírio é bem fácil, basta misturar uma colher de chá de hidraste desidratado em meio litro de água e esperar ferver por 10 minutos. Em seguida, coe a substância, aguarde esfriar e aplique com o conta-gotas esterilizado três vezes ao dia, nos horários que você achar conveniente. Seguindo corretamente essas dicas, a conjuntivite irá desaparecer gradativamente em poucos dias.


Reportar erro