Como desentupir o nariz do bebê?

Quando bebês ficam gripados ou resfriados, o nariz acaba entupindo e isso se torna um tormento. Aprenda como desentupir o nariz do bebê de forma fácil.


Com as mudanças de temperatura, os mais frágeis, a exemplo dos bebês, acabam ficando resfriados ou mesmo contraindo uma gripe e, o primeiro sinal dessas doenças, é o nariz entupido. Um incômodo para os pequenos, uma vez que, normalmente, não conseguem dormir e ficam irritados e ainda perdem o apetite. Para as mamães, resta a preocupação de ver a criança nessas condições.

Pensando nisso, o Remédio-Caseiro trouxe algumas dicas naturais e caseiras de como eliminar a secreção presente no nariz dos bebês. Mas, antes disso, entenda como surge esse problema.

Entupimento nasal: como ocorre?

O nariz é o primeiro órgão do sistema respiratório, nele o ar é filtrado, umidecido, aquecido e levado para as vias respiratórias. É possível que juntamente com o oxigênio venham alguns agentes infecciosos, responsáveis pela gripe ou resfriado e, consequentemente, pelos sinais dessas doenças.

Como desentupir o nariz do bebê?

Foto: Pixabay

Assim como os adultos, as crianças e os bebês possuem um mecanismo de defesa presente no nariz para eliminar essas impurezas. A secreção nasal aumenta, na tentativa de expelir, esse agente infeccioso e isso provoca o entupimento nasal.

Técnicas para desentupir o nariz do bebê

Sempre que houver um caso como esse, é importante que a mãe leve o filho para o médico e nunca medique a criança em casa. Apesar do nariz entupido ser um sintoma muito comum em bebês, a medicação por conta própria, sem o acompanhamento médico, não é aconselhável em nenhuma hipótese. Veja algumas técnicas de produtos naturais ou de fácil encontro no comércio, para desentupir o nariz do seu pequeno.


Essência de eucalipto

Em uma vasilha de água morna pingue duas gotas de essência de eucalipto e deixe o recipiente no quarto, próximo ao berço. Deixe no período em que a criança esteja dormindo. O cheirinho irá umidificar o ar e assim ajuda o bebê a respirar melhor. A essa técnica damos o nome de aromaterapia.

Soro fisiológico

Esse líquido pode ser encontrado pronto em farmácias como também pode ser produzido em casa. Para isso ferva 300 mililitros de água e espere esfriar. Após esse período adicione duas colheres (café) de açúcar e uma colher (café) de sal. Misture a substância até ficar homogênea e aplique uma gota de em cada narina do bebê de duas a três vezes por dia.

Sucos

Para ajudar no tratamento da gripe ou do resfriado, oferecer sucos para as crianças é uma boa dica, contanto que ela já tenha idade suficiente para uma alimentação diversificada. Se for o caso, faça suco de acerola ou de laranja que aumentam a imunidade do corpo.

Banho morno

Morne água e dê um banho no bebê. O vapor existente vai ajudar a desentupir as narinas do bebê. Importante lembrar de agasalhar bem o pequeno depois do banho, para que não ocorra o choque de temperaturas.

Reposicionar a cabeça do bebê

Para ajudar a criança a dormir melhor, você pode colocar um travesseiro debaixo do colchão do berço. Assim, a cabeça do bebê ficará numa posição mais elevada evitando o acúmulo da secreção.

Bombinha nasal

Pode ser encontrada facilmente em farmácias. Ela tem um formato de pêra e possui um tubo transparente. Para usar é simples, basta apertar o corpo da bombinha e inserir o tubo nas vias nasais e depois soltar. Assim a secreção irá descer para dentro do desentupidor.


Reportar erro