Chá vermelho para o colesterol

Uma das variações de chás que podem ser feitos com a erva Camellia Sinensis, o…


Uma das variações de chás que podem ser feitos com a erva Camellia Sinensis, o chá vermelho difere-se do chá preto, chá verde e chá branco devido a forma de preparo e maturação da erva. Famoso por seus efeitos emagrecedores, o chá vermelho possui ainda muito mais benefícios quando associado à uma dieta balanceada. Um de seus benefícios, é o controle dos níveis de colesterol no sangue. Mas o que é colesterol?

O colesterol

Chamamos de colesterol o tipo de gordura que é produzido por todos os animais e está presente na maior parte das funções do metabolismo, como a construção das membranas celulares, por exemplo. Existem dois tipos de colesterol, o bom e o ruim

HDL – O colesterol bom

O colesterol HDL, também conhecido como o colesterol bom, é responsável por remover a gordura dos tecidos e dos vasos, levando-a para o fígado.

LDL – O colesterol ruim

O colesterol conhecido como LDL ou colesterol ruim, por sua vez, transporta o colesterol do fígado para os tecidos periféricos. Isso faz com que se formem paredes de gordura nas artérias e, consequentemente, aumenta as chances de ocorrerem doenças cardiovasculares.

O chá vermelho e o colesterol

Chá vermelho para o colesterol

Foto: Reprodução


Rico em antioxidantes, o chá vermelho também é rico em cafeína, de forma que acelera o metabolismo e a queima de gorduras. A quebra da gordura acontece no fígado e, portanto, o chá ajuda a eliminar o excesso por meio da urina devido ao seu efeito diurético. O seu consumo faz com que, além de quebrada, a gordura seja eliminada, não retornando aos vasos e tecidos periféricos, reduzindo então a quantidade de colesterol ruim no sangue.

Um estudo realizado na Universidade de Yunam confirma o caso: no ano de 1986, 86 pacientes com problemas coronários foram internados para serem submetidos ao tratamento com o chá vermelho. Quando o estudo foi finalizado, ficou comprovado que na maioria dos pacientes os níveis de colesterol ruim tinha abaixado, assim como os triglicerídeos, e o nível de colesterol bom aumentou.

Como preparar o chá vermelho para colesterol?

Para regular o colesterol, você deverá usar um litro de água e duas colheres de chá vermelho. Em um recipiente, ferva a água e desligue o fogo assim que alcançar o ponto de fervura. Adicione o chá vermelho e tampe, deixando abafado por 10 minutos. Em seguida, coe e consuma diariamente uma dose de três xícaras.

Contraindicações

Pacientes com problemas estomacais, insônia, arritmia cardíaca, ou ainda gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem fazer o consumo do chá vermelho devido ao alto teor de cafeína. Além disso, pela mesma razão, o chá não deve ser consumido durante a noite, podendo atrapalhar o sono.


Reportar erro