Chá para acabar com enjoo durante a gravidez

O enjoo é comum nos três primeiros meses de gravidez e incomoda a maioria das gestantes. Saiba mais sobre o chá de gengibre para acabar com o enjoo


O enjoo, além do desconforto e mal-estar, é comum nos três primeiros meses de gravidez e incomoda a maioria das gestantes. Normalmente, os enjoos aparecem pela manhã, mas pode variar de mulher para mulher; em alguns casos mais graves, as gestantes podem chegar a perder peso durante o início da gravidez e ficar desidratadas, pois nenhum alimento para no organismo.

O enjoo pode ser reduzido com medicamentos prescritos pelo médico, mas existem alguns produtos naturais – como os chás – que podem auxiliar no combate ao desconforto.

Chá para acabar com os enjoos: Gestante pode consumir gengibre?

O chá de gengibre com limão é uma dica natural para acabar com os enjoos durante a gravidez, no entanto, não são todas as mulheres que podem consumi-lo. A ingestão de gengibre por mulheres grávidas deve ser controlada, e em alguns casos é até proibida, pois a raiz pode trazer complicações sérias e até um aborto espontâneo indesejado.

Mas, afinal, eu posso ou não consumir o chá de gengibre para acabar com os enjoos durante o período da gravidez? Pode, desde que com muito cuidado e sob orientação médica. Se for ingerido de forma indiscriminada, este chá pode se muito perigoso para a saúde da mãe e do bebê. Por este motivo, o gengibre tem um limite adequado para o consumo, em sua forma pura ou em chás.

Imagem de gestante com enjoo

Foto: Depositphotos


Especialistas afirmam que apenas duas colheres (de chá) rasas da raiz de gengibre são recomendadas por dia. A gestante pode preparar o chá com essa medida em 500 ml de água ou mastigar as lascas da raiz.

O gengibre possui diversas propriedades, incluindo a sua ação antiemética, responsável por aliviar a sensação de náusea e enjoo. Já o limão é uma fruta cítrica que aumenta a acidez no organismo da mulher, facilitando o processo de digestão e reduzindo os sintomas de mal-estar. Outra dica natural é espremer algumas gotinhas de limão em um copo de água gelado.

Cuidados

Além do cuidado com a quantidade de gengibre a ser consumida, algumas gestantes não podem tomar o chá nunca. O chá de gengibre é contraindicado para as mulheres grávidas que têm histórico de hipertensão ou problemas vasculares (coagulação).

Dicas para diminuir os enjoos

Algumas dicas podem funcionar para algumas mulheres, mas não para outras. Confira a seguir algumas recomendações para reduzir a manifestação de enjoos durante a gravidez:

  • Evite passar longos períodos sem comer, pois isso pode trazer a sensação de enjoo;
  • Aposte no consumo de verduras, legumes cozidos e outros alimentos que sejam de fácil digestão. As frutas mais indicadas são a laranja, o limão, o kiwi e o abacaxi;
  • Evite alimentos gordurosos como frituras, condimentados ou açúcares.

Reportar erro