Benefícios e propriedades do óleo de manga

Que a manga é uma das frutas mais consumidas e saborosas no Brasil, não se…


Que a manga é uma das frutas mais consumidas e saborosas no Brasil, não se pode questionar. Independente da região em solo nacional, ela faz parte de sobremesas, saladas de frutas, desjejuns e pode ser encontrada até em forma de suco e sorvete. O que nem todo mundo sabe é que através da manga pode-se adquirir um poderoso óleo, muito utilizado pela indústria farmacêutica e cosmética por suas excelentes propriedades para o organismo, especialmente no que diz respeito a cabelos e unhas. Além de utilizá-lo como componente em diversos produtos, pode-se fazer uso de seu óleo em casa, de forma eficaz e rápida.

Benefícios e propriedades do óleo de manga

Foto: Reprodução

Produção do óleo de manga

Para que o óleo da fruta possa ser extraído, seu caroço é prensado a frio, conseguindo assim conservar suas propriedades e que ele seja 100% natural. O sabor e odor do óleo são similares ao da fruta em si, sua cor possui tom amarelo escuro, porém durante o processo de extração essas características são potencializadas.

Ativos constituintes

No óleo da manga podem-se encontrar diversas enzimas de valor nutricional em grande quantidade, como as vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, fósforo, hidratos de carbono, ferro, cálcio, betacaroteno, triglicerídeos e potássio.

Propriedades e benefícios

As principais propriedades do óleo de manga são: hidratante, fortificante e emoliente. Assim, muitos cosméticos o incluem em sua composição por sua eficácia quando em contato com fios de cabelo, unhas e pele. Em poucas vezes de uso contínuo pode-se notar que os fios capilares, por exemplo, perdem a fragilidade e o aspecto ressecado, ganhando maciez e suavidade.


A pele também tem muito a ganhar com o óleo de manga. Ao ser aplicado, ele a hidrata, evita que ela fique ressecada ou com rachaduras, previne marcas de expressão e a deixa com um aspecto viçoso e saudável.

Como utilizar?

Para receber os diversos benefícios que o óleo de manga pode proporcionar, existem diversos meios. O mais indicado é que o faça via oral, através de cápsulas de óleo de manga, pois assim todo o organismo se beneficiará pelos sais minerais e vitaminas que ele contém.

Pode-se utilizá-lo ainda na culinária, não para o preparo de frituras, mas sim para acrescentar em pratos quentes e saladas, mas não se deve jamais ultrapassar a quantidade de duas colheres de sopa.

Para cabelos, unha e pele, ele pode ser aplicado puro e diretamente, já que não possui contra indicações. Em caso de sensibilidade ou reações adversas, suspenda imediatamente o uso.


Reportar erro