Batata yacon é um tubérculo aliado de quem tem diabetes

Sua origem é dos Andes, mas é fácil encontrar nas feiras e supermercados do Brasil.…


Sua origem é dos Andes, mas é fácil encontrar nas feiras e supermercados do Brasil. A batata yacon é uma grande aliada das pessoas portadoras de diabetes e também é cheia de benefícios para a saúde. É por isso que esse tubérculo que parece uma batata doce, tem consistência macia e gosto adocicado, está mais presente nos pratos do povo brasileiro. Ficou curioso para conhecer mais sobre o que a batata yacon pode proporcionar? Confira a seguir.

Batata yacon

Foto: Reprodução


Controle a diabetes com a batata yacon

Depois de várias pesquisas satisfatórias, mais uma acabou por descobrir os poderes da batata yacon para o tratamento da diabetes. Pesquisadores da Universidade de França (Unifran), em São Paulo, descobriram que o consumo diário desse tubérculo pode ajudar no controle da glicemia em pessoas que portam a diabetes do tipo 2. De acordo com o estudo, a batata yacon se apresenta rica em frutooligossacárideo, um carboidrato que age parecido com as fibras do organismo. Como o corpo não é eficiente na quebra rápida das moléculas desse carboidrato, a absorção é lenta, logo, o açúcar que vai para o sangue é liberado em pequenas quantidades, o que equilibra as taxas de glicose e auxilia a controlar esse tipo de diabetes.

Demais benefícios deste tubérculo

  • Proporciona a sensação de saciedade, ou seja, a fome só virá mais tarde;
  • Ajuda a regular o intestino preguiçoso;
  • Em cada 100 gramas da batata existe apenas 30 calorias, portanto não é ruim para quem tenta emagrecer;
  • Controla os níveis de colesterol;
  • Dá uma melhorada na imunidade do organismo;
  • Ajuda na reconstrução dos músculos;
  • Por ser rica em potássio, previne cansaço, fadiga e dores musculares;
  • Auxilia na prevenção de patologias cardíacas, pois atua no controle da pressão arterial.

Como consumir?

Diferente da batata inglesa e doce, a batata yacon pode ser consumida crua mesmo, embora possa ser adicionada a sucos e farinhas. Algumas pessoas a usa como substituta de pequenas refeições, como o lanche da tarde. Como é pouco calórica, é ideal para quem está de dieta. Mas fique atento para não consumir em excesso! As dúvidas serão melhores respondidas se você procurar um nutricionista ou nutrólogo e conversar sobre a possibilidade do consumo da batata yacon para seu caso.


Reportar erro