Aprenda como não errar na escolha na hora de comprar melancia

Não basta apenas olhar a aparência, como acontece com outras frutas. Para acertar na escolha da melancia mais saborosa precisa um olhar mais treinado


Você é uma daquelas pessoas que sempre tem algum tipo de dúvida quando o assunto é comprar certas frutas? Fique tranquila, você não é a única pessoa no mundo a passar por isso.

Frutas que são vendidas inteiras, como a melancia, por exemplo, precisam de técnicas específicas para escolha.

Não basta apenas olhar a aparência, como acontece com outras frutas. Para acertar na escolha da melancia mais saborosa precisa um olhar mais treinado.

A partir de agora, seguindo certas dicas e recomendações, vai poder escolher uma melancia de qualidade, deixando de depender, única e exclusivamente da sorte.

Aprenda como não errar na escolha na hora de comprar melancia

Foto: depositphotos

Benefícios da melancia

Antes de seguir com as dicas, o importante é saber porque consumir a melancia e quais os benefícios que ela pode trazer para a saúde das pessoas.

A melancia é uma fruta suculenta e muito saborosa. Devido à alta concentração de líquido, formada por cerca de 90%, a melancia é uma boa pedida para o verão. A fruta é rica em vitaminas A, B e C, ferro, magnésio, zinco, potássio e cálcio. Consumir regularmente a fruta ajuda a manter o corpo sempre hidratado.


Por conter substâncias antioxidantes, a exemplo do betacaroteno, licopeno e glutationa, a melancia protege o organismo contra o envelhecimento precoce, oxidação das células e contra o câncer.

Ela também combate doenças renais, das vias urinárias, limpa o estômago e o intestino. A melancia combate a acidez gástrica, dispepsias e vermes.

Escolhendo a melhor fruta

Tamanho – A primeira vista, prefira as melancias com tamanho mediano. A melancia pequena pode não está madura totalmente, tendo mais possibilidade de não ser tão saborosa. Já a grande, pode ter amadurecido demais.

Forma – Pode não parecer, mas a melancia tem sexo. A masculina possui característica alongada e alta. Enquanto a feminina é arredondada. Nesse caso, na hora de escolher a melhor, opte pela arredondada. Ela tem mais possibilidade de ser doce.

Manchas – A melancia é formada por muitas manchas que vão das mais brancas, passando pela amareladas, até as alaranjadas. Com exceção das manchas brancas, as outras duas comumente identificadas indicam que a fruta está boa para o consumo.

Extremidade – Esse é o ponto onde a fruta fica presa ao restante da planta. Para as mais saborosas, escolha as com a extremidade mais seca.

Marcas – Preste atenção a pequenos pontos escuros e faixas ásperas, esses são sinais de polinização de abelhas. Sendo assim, quanto mais características desse tipo a fruta apresentar, mais doce ela é, pois a melancia foi tocada pelas abelhas mais de uma vez.


Reportar erro