Aprenda a fazer uma ceia de Natal totalmente vegana

Confira deliciosas iguarias veganas, que vão desde o prato de entrada até a sobremesa para as festas de fim de ano


Gordurosos, repletos de sal e fracos em minerais, vitaminas e muitos outros nutrientes. Assim são muitos – talvez a a maioria – dos pratos servidos nos jantares de Natal e Réveillon. Entretanto, chegou a hora de virar esse capítulo e substituir as opções maléficas à saúde por iguarias que não comprometem o bom funcionamento do organismo, e, de quebra, ainda promovem um sabor e prazer gratificantes para as confraternizações de fim de ano entre famílias e amigos. Aprenda a seguir deliciosos pratos veganos.

Aprenda a fazer uma ceia de Natal totalmente vegana

Foto: Reprodução/ internet

Na lista das iguarias saborosas e totalmente vegetais, destaque para: patê à base de grão de bico; salada feita com grão de bico, lentilhas e castanhas (a exemplo da castanha de caju, fonte de ferro e zinco; amêndoa, rica em cálcio; castanha do Pará, fonte de selênio; pistache; macadâmia e nozes); sopa fria de cenoura; composta por arroz integral com arroz selvagem, quinoa e aveia em grãos; tabule de quinoa e quibe de mandioquinha. Veja a seguir como preparar os pratos saudáveis de fim de ano:


Prato de entrada: patê à base de grão de bico

Por aproximadamente 12 horas, deixe os grãos de molho em água. Em seguida, troque o líquido e faça o cozimento dos grãos até que os mesmos fiquem macios. Feito isso, bata-os no liquidificador com água e os temperos a gosto, a exemplo de sal, azeite, alho, suco de limão, entre outros. O prato estará pronto assim que a mistura ganhar uma consistência cremosa. Ao final, deve-se salpicar cebolinha por cima do patê.

Prato principal: quibe de mandioquinha

Mergulhado totalmente em água, deixe o trigo hidratar por aproximadamente 30 minutos. Depois, faça o cozimento da mandioquinha (ou mandioca, abóbora ou inhame) no vapor e com pouca adição de água. Feito isso, amasse com um garfo e realize a mistura do trigo escorrido. Utilize sal, hortelã, pimenta e azeite para fazer o tempero. Em seguida, com ervas frescas, a exemplo do manjericão e cheiro verde, faça um patê de tofu, temperando o mesmo com pimenta, sal e azeite. Adicione nozes trituradas (ou qualquer outro tipo de castanha) para a finalização. Depois de todo esse preparo, faça em um refratário uma camada do patê entre duas da mistura do trigo e leve ao forno por até 10 minutos.

Sobremesa: sorvete de banana com cacau

Congelada e em rodelas, passe a banana no liquidificador até que a mesma ganhe a consistência de um sorvete. Depois, adicione o cacau em pó e bata novamente. Feito isso, leve a mistura ao freezer e sirva quando a mesma estiver no ponto de um sorvete bem cremosos.


Reportar erro