11 técnicas caseiras para tratar olhos irritados

Devido a sensibilidade dos olhos, é necessário ter um maior cuidado com esta região para evitar que a irritação ocorra


Os olhos são regiões sensíveis do nosso corpo e que para se manterem saudáveis dependem de outras estruturas, como as sobrancelhas e os cílios. Estas outras duas partes servem como protetores, impedindo que agentes externos se infiltrem e causem algum tipo de irritação no globo ocular. Quando estas estruturas falham, o olho fica exposto a poeira, raios ultravioletas, fumaça etc.

Os olhos ainda podem contar com uma arma chamada de lágrima. Este fluido é capaz de limpar os olhos, neutralizando o globo ocular e ainda provocando um efeito mais hidratante nesta região. Porém, com o passar do tempo vamos perdendo a capacidade de produzir lágrimas e por isso que quanto mais velha a pessoa é, mais ela estará exposta aos olhos irritados.

Frente a esta situação, é necessário ter um maior cuidado com esta região do corpo, tomando as devidas precauções para eliminar a irritação dos olhos ou melhor, evitar que ela ocorra. Para isso, você pode encontrar algumas dicas neste artigo, que são sugestões da editora Seleções Reader’s Diegest, no livro 1.001 Remédios Caseiros.

11 técnicas caseiras para tratar olhos irritados

Fotos: depositphotos

Métodos caseiros para cuidar dos olhos

Água limpa

Encha a mão de água limpa e morna. Em seguida, aproxime o rosto para que você possa mergulhar o olho. Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro da água. Esta técnica ajuda a limpar o que estiver incomodando o globo ocular.

Saquinhos de chá

Pegue qualquer chá que você tiver em casa, molhe na água fria e coloque-o no olho durante mais de 10 minutos. O sabor do chá não vai importar, porque não depende das propriedades da erva, mas sim da umidade que tem a capacidade de acalmar os olhos irritados.

Umidificador

Se você tiver um umidificador em casa, esta dica será valiosa. Sente-se na sala e deixe o aparelho ligado, pois ele vai melhorar o ar e deixará seus olhos ainda mais úmidos, facilitando a remoção de qualquer agente externo.

Mais horas de sono

Talvez a falta de sono ou a completa ausência dele possa deixar os olhos irritados, vermelhos e ardendo, tendo em vista que os vasos sanguíneos ficam dilatados. Por esta razão, procure dormir mais para descansar os olhos.


Bananas

Comer, pelo menos, uma banana por dia é o ideal para repor o potássio do organismo. Esta substância tem a capacidade de equilibrar o sódio do corpo, como também a excreção de líquido das células. Por isso, é ideal para evitar que os olhos fiquem ressecados.

Óleo de linhaça

Assim como a banana, o óleo de linhaça também é um ótimo produto para evitar o ressecamento dos olhos. Porém, neste caso é devido a quantidade de ômega-3 que existe neste produto. Sendo assim, invista no óleo de linhaça em sucos ou cereais.

Óculos de segurança

Quando for arrumar a casa ou os móveis, é indicado utilizar um óculos de segurança. Esta peça é uma ótima saída pois evita que a poeira da arrumação entre nos olhos e cause alguma irritação.

Use óculos de natação

A água da piscina é outro problema para os olhos, devido ao cloro e outras substâncias que são colocadas para manter a água limpa. Por isso, ao tomar banho por diversão ou nas aulas de natação, opte por utilizar o óculos especial para mergulhar com segurança.

Aposte no óculos de sol

Raios ultravioletas também podem prejudicar os olhos, sendo assim é indicado a utilização do óculos de sol. Além disso, esse acessório pode proteger o globo ocular contra ação dos ventos, que trazem muita poeira e agentes externos.

Evite fumaça de cigarro

Outro agente externo altamente prejudicial a visão é a fumaça do cigarro, pois irrita os olhos e deixa o globo ocular vermelho. Neste sentido, busque ficar longe das fumaças. Caso você seja um fumante, a medida que for diminuindo o cigarro, vai perceber o quanto os olhos vão melhorar.

Cuidado com as lentes de contato

Lentes de contato são fáceis de acumular sujeiras, por isso quando o olho começar a apresentar a irritação, esta peça deve ser retirada e lavada imediatamente. Antes de colocá-la de volta, é importante ver se não há mais nada grudado na mesma e ainda lavar o olho com água corrente.


Informar erro