Tratamentos naturais para amenizar a queimação da Azia

Na natureza encontramos agentes que servem como tratamentos caseiros capazes de controlar problemas como azia, queimação e refluxo

Podemos encontrar na natureza diversos agentes que servem como excelentes tratamentos caseiros capazes de controlar problemas estomacais, como azia, queimação, refluxo, má digestão entre outros.

Esses desconfortos podem ser sintomas de doenças como gastrite, úlcera, esofagite, entre outras, que se não forem devidamente tratadas podem evoluir para patologias mais graves, como o câncer.

Mesmo com o uso dos tratamentos naturais para combater a azia, procure sempre a orientação de um médico, especialmente as gestantes.

Tratamentos naturais para azia, queimação e refluxo

Na natureza existem agentes que controlam problemas como azia, queimação e refluxo

A azia está relacionada ao nível de acidez do estômago (Foto: depositphotos)

Chá de gengibre

O gengibre é uma erva capaz de combater vários tipos de irritações e inflamações pelo corpo, sendo uma excelente forma natural de combater problemas estomacais, como refluxo e azia.

Ingredientes

  • 3 fatias de 1 cm cada de gengibre;
  • 400 ml de água.

Modo de preparo

Ferva a água e assim que ela entrar em ebulição adicione o gengibre. Depois de fervido, abafe o recipiente e deixe descansando por 30 minutos antes de consumir.

Chá de camomila

O chá de camomila é uma verdadeira “carta coringa” no mundo da medicina alternativa, devido ao seu poder de combater inúmeros sintomas. E uma delas é a azia.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de camomila seca;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e depois acrescente a camomila. Deixa ela esquentando por, no máximo, 45 segundos. Em seguida tire-a do fogo e coe a bebida antes de consumir.

Chá de espinheira-santa

A espinheira-santa também pode ser usada no tratamento contra a azia devidos às suas propriedades que ajudam a melhorar a digestão.

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de espinheira-santa.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e adicione a espinheira-santa. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe o recipiente por cerca de 10 minutos. Coe a bebida antes de consumi-la.

Suco de aloe vera (babosa)

A aloe vera é uma excelente forma de combater irritações em diversas partes do corpo, incluindo o sistema digestório.

Ingredientes

2 folhas de aloe e vera.

Modo de preparo

Extraia o suco da folha da babosa até encher metade de uma xícara. Consuma  imediatamente.

Suco de pera

A pera é uma fruta rica em vitaminas e outros nutrientes que ajudam a diluir o ácido estomacal e a diminuir a queimação e outros sintomas causados pela azia.

Ingredientes

  • 2 peras maduras;
  • Um pouco de água;
  • Algumas gotas de limão.

Modo de preparo

Bata a fruta junto com a água no liquidificador e depois adicione as gotas de limão para que o suco não escureça.

Alimentos que podem combater a azia

Água com limão

Quem sofre de refluxo costuma sentir o problema quase que diariamente. Uma forma natural de combater o sintoma é ingerindo toda manhã, 20 minutos antes do café da manhã, um copo de água morna com suco de limão. A bebida irá ajudar a balancear os níveis de ácido no estômago, consequentemente melhorando a queimação e beneficiando a digestão.

Vinagre de maçã

Ao contrário do que muitos imaginam, o refluxo também pode ocorrer devido à baixa quantidade de ácido produzido pelo estômago. Nesses casos, uma das melhores formas naturais de combater o problema é ingerindo uma colher de vinagre de maçã diluída em um copo de água.

Amêndoas

A alcalina presente na amêndoa crua atua diretamente no pH do estômago, ajudando a equilibrá-lo e a controlar crises de refluxo e azia, além de seus óleos essenciais que são excelentes para o estômago como um todo. Busque consumir quatro amêndoas por dia, de preferência depois das refeições.

Remédio caseiro para azia na gravidez

A azia é um sintoma bastante normal nas grávidas, pois no período da gravidez o sangue das mulheres ficam com níveis de progesterona mais alto do que o normal. Isso faz com que a digestão se torne um processo mais lento, aumentado os gases no estômago e provocando refluxos e queimações.

As gestantes que pretendem tratar a azia de forma natural também podem recorrer a tratamentos caseiros. Mas é importante consultar um especialista antes de consumir algumas receitas, pois muitas ervas e alguns produtos naturais são contraindicados para grávidas.

  • Comer 1 maçã sem casca.
  • Adicione um pouco de extrato de rabanete à sua dieta.
  • Coma uma banana bem madura.
  • Bata no liquidificador meio mamão com iogurte natural e consuma.

Como evitar azia

  • Evite refrigerantes, mesmo aqueles que não possuem gás.
  • Fique longe de vícios como cigarro e álcool.
  • Evite o consumo de alimentos muito gordurosos.
  • Não se deite logo após comer algo. Depois das refeições, faça pequenas caminhas para facilitar a digestão.
  • Busque não ingerir líquidos enquanto come.
  • Procure ter uma vida e rotina mais leve, pois o estresse pode causar gastrite, consequentemente provocando azia e outros sintomas.

A rotina agitada pode causar azia e má digestão. Fique atento!

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.