Sapinho na boca – tratamentos caseiros

Conheça alguns remédios caseiros, feitos com ingredientes naturais, capazes de eliminar o sapinho da boca de crianças, adultos e idosos

Popularmente conhecida como “sapinho”, a candidíase oral é um problema causado pelo fungo cândida albicans que costuma afetar comumente as crianças e idosos. Mas existem tratamentos caseiros, feitos com ingredientes naturais, que ajudam a eliminar o problema.

Os sapinhos são placas brancas que, normalmente, surgem na boca em lugares como língua, lábio, céu da boca e parte interna das bochechas. Mas caso a doença não seja devidamente tratada, o fungo pode se espalhar para o esôfago, podendo chegar até o estômago e pulmão.

Tratamentos caseiros para sapinho

  • Antes de aplicar qualquer método caseiro para o tratamento, higienize a boca. Para isso, basta diluir uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio em uma xícara (de chá) com água limpa. Limpe a boca utilizando uma gaze.
  • A aloe vera, também conhecida como babosa, tem propriedades bactericidas e fungicidas que ajudam no tratamento contra o sapinho. Basta extrair o gel da planta, colocar na área afetada e deixar agir por uma hora. Durante o período de uso, evite consumir líquidos ou alimentos.
Devido a baixa imunidade do bebê é bastante comum surgir a candidíase oral nos pequenos

As crianças podem contrair o sapinho até mesmo na hora do parto (Foto: depositphotos)

  • Utilize uma colher (de sopa) de folhas ou de flores de poejo e coloque-as em uma xícara. Encha o recipiente com água fervente e deixe a mistura abafada por 15 minutos. Depois do tempo, coe a bebida e com auxílio de um algodão vá passando o chá de poejo nas áreas afetadas. Repita o procedimento de três a quatro vezes por dia.
  • Faça gargarejo com uma colher (de chá) de sal misturada em um copo de água morna. Lembre-se de não engolir a água e sempre cuspi-la.
  • Violeta de genciana também é conhecida como um remédio caseiro que alivia sapinhos. Coloque um pouco da solução na área contaminada quatro vezes ao dia.
  • O alho é considerado um antibiótico e antifúngico natural e bastante potente, capaz de inibir o crescimento de fungos e ainda ajudar a manter o sistema imunológico alto. Basta colocar o dente de alho entre a bochecha e gengiva e deixá-la por aproximadamente uma hora por três vezes ao dia.
  • Adicionar iogurte natural na dieta também é uma forma de acabar com a candidíase oral, pois ele é um alimento probiótico as bactérias saudáveis presentes nele são capazes de impedir o crescimento de fungos.

Sapinho na boca de bebê

“Depois dos seis meses, até um pouquinho antes, é comum os bebês colocarem tudo na boca. Os dentinhos ficam coçando e eles colocam tudo que eles encontram pela frente na boquinha. Por isso, é muito comum acontecer uma condição frequente na infância, que se chama sapinho”, esclarece a especialista Ana Escobar.

Devido a baixa imunidade do bebê é bastante comum surgir a candidíase oral nos pequenos, que podem contrair até mesmo na hora do parto, quando entra em contato com a vagina da mãe ou com objetos não higienizados da forma correta, como mamadeiras e chupetas.

Chá de romã contra sapinho

Ingredientes

  • Cascas de 1 romã;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e depois de fervida, desligue o fogo e acrescente as cascas de romã. Deixe o recipiente abafado até que esfrie, depois molhe uma gaze na bebida e vá aplicando sobre as manchas brancas na boca da criança. Deixe o chá agir por aproximadamente 10 minutos e depois lave a boca do bebê com água corrente.

O tratamento a base de chá de romã pode ser feito diariamente por aproximadamente uma semana. Se após esse tempo os sintomas permanecerem, volte a consultar um pediatra.

Como se pega sapinho

Diversos fatores podem causar sapinho, como tabagismo, anemia, pouca higiene bucal, uso excessivo de antibiótico, quimioterapia, prótese ou dentadura mal encaixada, obesidade, diabetes, estresse, boca seca, distúrbios hormonais, usuários de drogas, má alimentação e pessoas contaminas pelo vírus HIV e/ou com sistema imunológico baixo.

Como evitar sapinho

  • Visite regularmente um dentista.
  • Manter os cuidados com a higiene bucal.
  • Fazer a higienização do mamilo e bico da mamadeira e chupeta antes de entregar ao bebê.
  • Realizar a limpeza da boca do bebê depois de cada amamentação.
  • Ter uma dieta saudável. (O  açúcar é o alimento favorito da candidíase).

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.