,

Receita de gelatina de ágar-ágar para os vegetarianos

Conheça a gelatina ágar-ágar, uma opção para os vegetarianos que não consomem a gelatina tradicional por ser de origem animal

Também conhecida como agarose, agar e ágar, a gelatina de ágar-ágar é bastante comum na culinária asiática, onde vem sendo usada já há centenas de anos.

Trata-se de um hidrocoloide obtido por meio da extração tendo como matéria prima algumas espécies de algas marinhas vermelhas formadas por agaropectina e agarose.

Essa gelatina vem sendo usada como substituição para a gelatina normal, já que a normalmente comercializada é feita a partir de animais, não sendo consumida por vegetarianos.

Receita de gelatina de ágar-ágar para os vegetarianos

Foto: depositphotos

Sem sabor, cor e odor, essa gelatina pode ser misturada a sucos diversos, adquirindo os sabores desejados. É mais saudável e se firma melhor, mesmo quando há mudança na temperatura.

Quais são os benefícios?

Além de poder ser consumida por vegetarianos, essa gelatina possui ação laxante, ajudando, portanto, a limpar o intestino e a regular o funcionamento desse órgão. Atua como remédio natural para o tratamento das hemorroidas, além de acalmar o fígado, aliviar os pulmões e a reduzir as inflamações.

É um excelente medicamento para controlar os níveis de glicose no organismo, pois absorve a substância no estômago, passando rapidamente no sistema digestivo, inibindo a retenção de glicose e de gordura, além de atuar como desintoxicante.

Segundo estudos, ajuda a combater a obesidade, mostrando uma diminuição do peso corporal, gordura corporal, distribuição de gordura, pressão arterial e controle glicêmico, além de resistência aos lipídios, gordura e insulina.

O estudo foi feito por Hiromichi Maeda, que realizou a pesquisa analisando qual seria a eficácia ao combinar a alimentação de agar agar com a dieta japonesa convencional para a perda de peso e controle do diabetes mellitus do tipo 2.

O estudo mostrou que os grupos que consumiram o ágar ágar tiveram bons resultados na manutenção da redução da ingestão de calorias, além de melhorar o funcionamento do metabolismo.

Como preparar

  • 1 xícara (de chá) do suco a sua escolha;
  • 1 colher (de chá) do pó de ágar-ágar.

Coloque o suco e o ágar ágar em um recipiente que possa ir ao fogo. Em seguida, leve ao fogo para aquecer até começar a ferver. Quando alcançar a fervura, coloque em um recipiente para esfriar.

Assim como a gelatina normal, você pode adicionar frutas e misturar sabores, conforme a sua preferência.

Contraindicações

Por ser considerado um medicamento natural leve, assim como laxante suave, não tem muitas contraindicações. Somente pacientes que tenham problemas com má digestão, além de fezes amolecidas.