Receita de gelatina de ágar-ágar para os vegetarianos

Essa gelatina pode ser uma opção para os vegetarianos que não consomem a gelatina tradicional por ser de origem animal

Nesse texto você vai conferir receitas de gelatina de ágar-ágar para os vegetarianos, mas também vai poder entender que ingrediente é esse, quais seus benefícios para a saúde e como inclui-lo na dieta. Boa leitura!

O ágar-ágar é uma gelatina vegetal saudável que pode ser incluída na dieta dos vegetarianos com ressalva para os benefícios. Dessa forma, muita gente ainda corre atrás de receitas que possam dá vazão ao ingrediente.

Através das opções que serão mostradas nesse artigo, você vai conseguir incluir a gelatina de ágar-ágar no seu cardápio sem qualquer sacrifício, visto que, a utilização de outros ingredientes e frutas acabam deixando o prato bastante saboroso.

Além de ser uma excelente opção para os vegetarianos, a gelatina de ágar-ágar também possui outros benefícios que acabam favorecendo outras áreas do corpo, assim como regular a função do intestino e melhorar a textura da pele.

“Especialistas acreditam que o processo de produção da gelatina de ágar-ágar iniciou-se no Japão por volta de 1650. Até hoje, a gelatina extraída através do processo de fervura das algas vermelhas (Gelidium sp.) é largamente usada na alimentação oriental e ganha cada vez mais adeptos no mundo todo”, diz a nutricionista Mariana Araújo.

5 receita de gelatina de ágar-ágar

Gelatina de ágar-ágar

A ágar-ágar aumenta a elasticidade da pele, prevenindo o aparecimento de rugas

Combine esse ingrediente com sucos de frutas variadas (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de suco de fruta sem açúcar;
  • 1 colher (de chá) do pó de gelatina ágar-ágar.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque o suco da fruta escolhida e dissolva o pó da gelatina. Mexa bem e leve ao fogo. Continue mexendo até que a mistura levante fervura. O passo seguinte é colocar em um refratário de vidro e deixar esfriar.

Gelatina de ágar-ágar com abacaxi e hortelã

Por dar saciedade, basta consumir uma pequena porção da gelatina

Combinar o abacaxi com hortelã gera uma mistura saborosa e nutritiva (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) do pó de gelatina ágar-ágar;
  • Meio abacaxi fatiado;
  • Folhas de hortelã a gosto;
  • Suco de um limão;
  • Adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo

Com ajuda de um liquidificador, coloque a quantidade de água indicada, junte com o abacaxi, a hortelã e bata. Em uma panela pequena, coloque meia xícara de água e adicione o ágar-ágar. Mexa até dissolver bem.

O passo seguinte é adicionar à gelatina o suco de abacaxi com hortelã, bata novamente no liquidificador e transfira para uma tigela de vidro. Leve para gelar por quatro horas ou até firmar.

Veja também: Gelatina engorda ou emagrece? Veja benefícios

Gelatina de ágar-ágar com frutas vermelhas

Gelatina de ágar-ágar é recomendada para os vegetarianos pois é de origem vegetal

Por dar firmeza à pele, o consumo desse prato evita celulites e flacidez (Foto: depositphotos)

 Ingredientes

  • 500 ml de leite de coco;
  • 25 gramas de pó de gelatina ágar-ágar;
  • 1 xícara de morango fatiado;
  • 1 xícara de mirtilos;
  • 1 xícara de framboesas;
  • Folhas de hortelã para decorar.

Modo de preparo

Em uma panela, dissolva o ágar-ágar com o leite de coco e aqueça. Assim que alcançar o ponto de ebulição, reduza o fogo e deixe ferver por mais dois minutos. Retire do fogo e deixe amornar.

Com ajuda de um refratário de vidro, disponha todas as frutas indicadas na receita ou se preferir, faça isso em recipientes individuais. Despeje o leite de coco com ágar-ágar e leve a geladeira por uma hora. Use a hortelã para decorar.

Gelatina de ágar-ágar de laranja

O consumo frequente da gelatina de ágar-ágar ajuda a regular o funcionamento do intestino

Você pode servir as variações dessa gelatina em taças (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de suco de laranja;
  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de chá) de gelatina de ágar-ágar em pó;
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar orgânico;
  • 1 cenoura média picada sem casca;
  • 1 colher (de sopa) de raspas de laranja.

Modo de preparo

Com ajuda de um liquidificador, despeje o suco de laranja no copo, juntamente com a cenoura e as raspas. Bata e use uma peneira para coar em seguida. Coloque a água em uma panela e leve ao fogo. Acrescente o pó de gelatina ágar-ágar e ferva por três minutos. Não esqueça de mexer bem.

Espere amornar. Pegue novamente o liquidificador e acrescente o suco de laranja com cenoura e a gelatina morna. Separe um refratário de vidro e despeje a mistura, se preferir, pode usar taças. Leve para gelar por pelo menos um hora.

Gelatina de ágar-ágar de hibisco

A gelatina de ágar-ágar possui 94,8% de fibras solúveis

A gelatina de ágar-ágar combina bem com o hibisco (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 400 ml água filtrada;
  • 10 gramas de pó de gelatina ágar-ágar;
  • 2 colheres (de sopa) de flor de hibisco desidratada.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que começar a ferver, acrescente o pó de gelatina ágar-ágar e mexa até dissolver. Deixe ferver por três minutos. Desligue o fogo e acrescente o hibisco. Misture bem e tampe.

Veja também: Gelatina do chá de hibisco é rica em benefícios para o organismo

Deixe em infusão por alguns minutos, depois use uma peneira para facilitar a remoção das flores de hibisco e coloque a mistura em taças. Leve para a geladeira por duas horas e sirva.

Como consumir o ágar-ágar

Podendo ser encontrado com facilidade em determinados supermercados, lojas de produtos naturais e também aquelas especializadas em produtos japoneses, o pó de ágar-ágar pode ser bastante versátil na culinária.

Trata-se de um pó branco e sem sabor que pode ser preparado com adição de sucos naturais para melhorar o sabor. O ingrediente substitui a gelatina comum. O ágar-ágar é rico em sais minerais, celulose, iodo, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B.

“A gelatina de ágar-ágar não precisa ser levada ao refrigerador para endurecer, ela endurece normalmente com o resfriamento. Possui sabor neutro, portanto pode-se adicionar qualquer ingrediente saborizante”, afirma Mariana.

O ingrediente é conhecido como sendo um hidrocoloide obtido por meio da extração de algumas espécies de algas marinhas vermelhas formadas por agaropectina e agarose.

Benefícios da gelatina ágar-ágar

Um dos benefícios do ágar-ágar é o de regular o funcionamento do intestino

A ágar-ágar é extraída das algas marinhas vermelhas (Foto: depositphotos)

Além de ser bastante versátil na cozinha, o pó de gelatina ágar-ágar vem conquistando espaço no cardápio de quem almeja uma vida saudável. Tudo isso se deve graças aos benefícios que ela pode trazer para a saúde.

Por ser extraído de algas que estão localizadas em áreas muito profundas dos oceanos, o ágar-ágar não possui nenhuma impureza, o que garante uma ingestão segura e sem riscos de adquirir alguma doença por conta dele.

“A gelatina natural de ágar-ágar é um ótimo substituto da gelatina em pó. A ágar-ágar é uma mucilagem de algas marinhas vermelhas que possui um ótimo sabor, além de ser isenta de corantes artificiais, o que traz verdadeiros benefícios para a saúde”, atesta a nutricionista Mariana Araújo.

Veja também: Benefícios da alga Ágar-ágar

Regula o intestino

No que diz respeito à saúde, ela tem o poder de regular o funcionamento do intestino, prevenindo prisões de ventre e infecções nessa área. Fora isso, esse mesmo ingrediente atua como poderoso desintoxicante.

“Por conter impressionantes 94,8% de fibras solúveis, o consumo frequente ajuda a regular o funcionamento do intestino. Também por causa das fibras, a ágar proporciona saciedade com pouca quantidade consumida”, explica a nutricionista.

Saúde da pele

Quando o assunto está relacionado à pele, a gelatina ágar-ágar aumenta a sua elasticidade e ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Somado a isso, ela também previne a acne.

“Além de ajudar no tratamento de firmeza da pele, evita alguns problemas estéticos característicos do envelhecimento cutâneo. Portanto, o consumo resulta em uma pele saudável, firme e bonita”, endossa a nutricionista.

Favorece o emagrecimento

A gelatina ágar-ágar é indicada para integrar o cardápio das pessoas obesas ou aquelas que querem eliminar o peso extra. Isso se deve ao fato dela criar uma sensação de saciedade, diminuindo a ingestão desregulada de alimentos.

Além disso, o ágar-agar ainda combate a celulite e a flacidez ocasionada pelo emagrecimento, fortalecendo também as unhas e o cabelo.

Porém, uma dica que merece sempre ser frisada é que, antes de incluir qualquer que seja o ingrediente na sua rotina alimentar, o médico deve ser consultado. Isso vai garantir que tudo seja feito dentro das normas seguras.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.