Óleo de avestruz: 6 benefícios e como tomar

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

Como o próprio nome sugere, o óleo de avestruz é um produto extraído desse animal, mais precisamente da região abdominal da ave. Por isso, ele é rico em ácidos graxos essenciais, como os ômegas 3, 6, 7 e 9.

Por essa razão, ele é tido como um remédio natural para tratar problemas inflamatórios, como bronquite ou asma. Também é indicado para regular as taxas de colesterol e para cuidar da pele.

Frasco de óleo de avestruz
O óleo de avestruz contém ômega 3, 6, 7 e 9, importantes para regular a taxa de colesterol do sangue (Foto: Reprodução | Amazon Origin)

Nas farmácias, o óleo de avestruz pode ser encontrado em cápsulas, mas o consumo desse produto deve ser recomendado por um médico ou nutricionista de acordo com as necessidades de cada paciente.

Óleo de avestruz: para que serve?

Além de ser rico nos diversos tipos de ômega, esse óleo também é fonte de vitamina E e D. Sendo assim, trata-se de um produto que faz bem para a saúde e para a estética. (1,2)

1- Regula o colesterol

O ômega 3, 6 e 9 são aliados da saúde do coração, pois ajudam no controle das taxas triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL) no sangue. Ao mesmo tempo que não interferem nos níveis do colesterol bom (HDL).

No caso específico do tipo 3, é possível afirmar que ele age reduzindo as gorduras que se agregam nas artérias. Consequentemente, há um menor risco de ataques cardíacos e de doenças como a aterosclerose. (1,3)

2- Combate inflamações

Também através desses três ácidos graxos essenciais, esse óleo de origem animal consegue reduzir as reações inflamatórias do corpo. Por exemplo, quando há uma infecção ou lesão nos tecidos, o organismo inicia um processo inflamatório para contornar o problema.

No entanto, essa reação pode resultar em alguns sintomas como vermelhidão e temperatura alta na região afetada. Isso porque o fluxo sanguíneo passa a ser maior nessa área.

Usando esse produto, as reações inflamatórias serão mais brandas. Além disso, doenças inflamatórias também são amenizadas, como é o caso da asma, bronquite, artrite, doenças auto-imune, psoríase e eczema. (1,3)

3- Protege e fortalece o cérebro

A ação do ômega-3 no cérebro é bem simples de entender, uma vez que esse órgão é constituído por 20% de gorduras. Essas substâncias são responsáveis por diversas funções cerebrais, como a comunicação entre as células.

Portanto, a ausência desse ácido pode resultar em alterações de humor, problemas para se concentrar, complicações das habilidades motoras, estresse e mais uma série de doenças degenerativas cerebrais, como o mal de Alzheimer. (1,3)

4- Previne doenças ósseas

O nosso corpo é como se fosse uma máquina que precisa de certos combustíveis (nutrientes) para trabalhar (funcionar) melhor. Por exemplo, o cálcio é um mineral importante para o crescimento saudável dos ossos.

Se não tivermos o suficiente desse nutriente, com o passar dos anos podemos sofrer com doenças sérias, a exemplo da osteoporose. E não basta consumir apenas alimentos ricos em cálcio, mas também ingerir ácidos graxos essenciais.

Isso porque o ômega-6, além de contribuir com a absorção do cálcio, também diminui a perda desse mineral através da urina. Em outras palavras, o ácido fortalece a presença de cálcio no corpo, que por sua vez fortalece a massa óssea, prevenindo problemas de saúde. (1,3)

5- Cuida da pele

O óleo de avestruz protege a pele devido à junção entre o ômega-9 e a vitamina E. No primeiro caso, o ácido forma os lipídeos, gorduras presentes na epiderme e que agem como uma barreira protetora contra a perda de água e, consequentemente, a desidratação.

Já a vitamina em questão tem atividade antioxidante, protegendo as células da epiderme contra a ação dos radicais livres. Isso impede o envelhecimento precoce, reduzindo rugas e melhorando o vigor da pele.

De uma maneira geral, o óleo de origem animal trata os seguintes problemas dermatológicos: inflamações cutâneas, queimaduras, alergias, assaduras e cicatriza cortes.

Ainda por meio da ação antioxidante, o produto em questão se torna uma alternativa para tratar problemas capilares, pois reconstrói a fibra dos cabelos. Ao mesmo tempo, combate as agressões externas (exposição solar ou a altas temperaturas de pranchas e secadores, poluição e água do mar ou de piscinas). (1,2,3)

6- Protege as células

O poder antioxidante não serve apenas para proteger a pele contra o envelhecimento, mas sobretudo para evitar a oxidação das células e o surgimento de doenças degenerativas. Além dos problemas cardíacos já mencionados, essa ação também ajuda a prevenir o câncer. (2,3)

Esse produto emagrece?

Ainda não há estudos que comprovem a relação entre o óleo de avestruz com o processo de emagrecimento. No entanto, sabe-se que as substâncias ômega-3 e ômega-9, presentes no produto, são capazes de reduzir inflamações.

Nesse sentido, os ácidos graxos podem ajudar no controle do apetite, o que colabora diretamente com a perda de peso. (3)

Como tomar óleo de avestruz?

De uma maneira geral, é indicado o consumo de uma ou duas cápsulas do óleo por dia. Podendo tomar juntas ou em doses separadas, antes ou depois das refeições.

Mas, como dito no início desse artigo, para que o produto atue de maneira correta no organismo, um especialista precisa recomendar doses que atendam a necessidade do paciente. (4)

Onde encontrar?

Esse produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais online ou físicas. Mas a primeira indústria de produção do óleo de avestruz com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a Amazon Struthio.

Existe contraindicação?

Por ser um produto natural e uma suplementação, o óleo não possui contraindicação registrada. Apesar disso, é recomendado que o consumo seja feito de forma consciente e com auxílio médico, princialmente em casos de gravidez, amamentação e pacientes que fazem uso de remédios controlados.

Produto similar

Veganos e vegetarianos não usam o óleo de avestruz, pois são contrários ao uso de produtos de origem animal. Para se ter uma ideia, um avestruz só rende apenas seis litros de óleo.

No entanto, esses grupos de pessoas podem conseguir esses mesmos nutrientes em um óleo de origem vegetal chamado de Seaberry ômega-7. Trata-se de um nutracêutico vegano rico em antioxidantes.

Além do ômega-7, esse produto natural também contém o ômega 3, 6 e 9. Também é fonte de vitaminas C, D e E. Portanto, é uma alternativa ao óleo de avestruz. (5,6)

Referências

(1) PEREIRA, Leila Yumi Shishido. Características físicas e químicas de bioprodutos a base de Struthio Camelus L. Universidade Anhanguera, 2014. Disponível em: http://conic-semesp.org.br/anais/files/2014/trabalho-1000017504.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2019.

(2) Avicultura Industrial. Propriedades do óleo de avestruz. 2016. Disponível em: https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/propriedades-do-oleo-de-avestruz/20100702-101052-h230. Acesso em: 02 de dezembro de 2019.

(3) Aditivos & Ingredientes. Ômegas 3, 6 e 9. Entenda as diferenças e sesu benefícios à saúde. Disponível em: https://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201603/2016030481242001459191353.pdf . Acesso em: 02 de dezembro de 2019.

(4) Amazon. Óleo de avestruz em cápsulas. Disponível em: https://www.amazonstruthio.com.br/alimentos-naturais/oleo-de-avestruz-em-capsulas. Acesso em: 02 de dezembro de 2019.

(5) Boa Fórmula. Seaberry Ômega-7™ | O único nutracêutico vegano rico em ômega-7 e antioxidantes. 2019. Disponível em: https://www.boaformula.com/single-post/2019/05/29/Seaberry-omega-7-O-unico-nutraceutico-vegano-rico-em-omega-7-e-antioxidantes. Acesso em: 02 de dezembro de 2019.

(6) CHRISTAKI, Efterpi. Hippophae Rhamnoides L. (Sea Buckthorn): a Potential Source of Nutraceuticals. Food and Public Health, 2012. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/d622/9431b1d98e5e701969263246724b29c3f45d.pdf?_ga=2.72813395.1324348967.1575302180-1176103469.1564621082. Acesso em: 02 de dezembro de 2019.

Sobre o autor

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, tem experiência em rádio e escreve para o Remédio Caseiro desde 2015. Registro Profissional MTB-PE: 6750.