,

Chá de sucupira tem contraindicação? Descubra

Tire essa e outras dúvidas sobre a bebida dessa benéfica erva medicinal

A sucupira é uma planta que pode ser usada principalmente no tratamento da artrose e do reumatismo, aliviando as dores provocadas por essas doenças. Isso acontece por meio do preparo do chá da semente da planta. Mas muita gente tem dúvida sobre a contraindicação.

Antes de incluir qualquer tipo de chá, mesmo sendo ele feito a partir da utilização de ingredientes naturais, o mais sensato é recorrer ao médico. Só ele tem conhecimento suficiente para atestar seu uso.

Também é importante ouvir as orientações para evitar possíveis complicações, sobretudo pela condição peculiar de cada organismo. A dosagem indicada para qualquer que seja o problema também requer orientação.

Todo chá merece atenção quanto suas contraindicações, assim como o de sucupira

Não só o de sucupira, mas todo chá deve ser consultado sobre as suas contraindicações (Foto: Wikimedia Commons)

Existe contraindicação ao chá de sucupira?

Apesar das orientações passadas sobre a importância de recorrer a um profissional antes de iniciar qualquer tratamento, com o chá de sucupira isso não deve ser encarado como via de regra.

Com esse ingrediente em específico, até o presente momento, não foi identificada qualquer contraindicação em relação ao seu uso. Em outras palavras, o chá de sucupira é uma bebida que pode ser consumida por qualquer tipo de pessoa.

Para que se chegasse a essa afirmação, diversos estudos foram realizados. Toda a planta pode ser utilizada para resolver os mais variados problemas de saúde. Porém, as folhas apresentam elevado grau de toxidade se aplicadas internamente.

Veja também: Benefícios e propriedades do chá da semente de sucupira

Mediante a essa informação, não é aconselhável o uso interno dessa parte da planta, nem sob a versão de chá. De acordo com testes e estudos realizados, as folhas da sucupira causam problemas hepáticos sérios, sobretudo em animais.

“As folhas da sucupira causam uma inflamação muito séria. Em poucos dias o animal morre. E esse resultado também se refere ao nosso corpo. Então, preparações feitas com a folha da sucupira, só para uso externo”, explica o biólogo e especialista em plantas medicinais, Daniel Forjaz.

Já a casca do caule e a semente da sucupira não são tóxicas. “Em alguns casos, o óleo da semente da sucupira, se consumido em excesso, pode causar uma depressão no sistema nervoso central, deixando a pessoa apática e sonolenta”, diz Forjaz.

Propriedades e benefícios da sucupira e do seu chá

A sucupira é uma planta que pode ser usada no processo de tratamento e cura de muitas doenças. Para isso, é bom utilizar suas partes da forma correta para evitar problemas como alergias e outras reações.

Estudos apontam que a sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, antirreumáticas e anticarcinogênicas. Por isso ela pode ser utilizada largamente.

Além do chá da sucupira, que pode ser feito a partir da utilização da casca da planta e sementes, existe também o óleo extraído das sementes da planta. Dessa forma, o indivíduo pode ter alento para dores, principalmente em casos de artrite e reumatismo.

Além disso, estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e a ação broncodilatadora da árvore. Investiga-se, ainda, a ação da semente de sucupira no tratamento de casos de doenças parasitárias, como a Doença de Chagas.

Veja também: Aprenda como fazer sucupira no vinho e melhore sua saúde

O extrato da semente de sucupira é indicado para pessoas que sofrem com casos de dores ósseas, dentre os quais problemas de coluna (hérnias de disco), bicos de papagaio, artrites, reumatismo e dores das articulações em geral.

A sucupira também pode ser bastante eficaz no combate a ação de vírus e bactérias, sobretudo as causadoras de dores de garganta, infecção no trato urinário, inflamação na próstata e ovários. Ela também pode ser usada no combate aos vermes intestinais.

Para os casos de diabetes, outra vantagem oferecida pela sucupira é equilibrar os níveis de glicose na corrente sanguínea. Para os pacientes que apresentam tumores na próstata, a sucupira também aparece como uma excelente aliada.

Receita de chá da semente de sucupira

Depois de tomar conhecimento de todas as vantagens associadas a utilização da sucupira em qualquer que seja o tratamento de saúde, chegou a hora de aprender a preparar o chá das sementes de sucupira.

Ingredientes

  • 1,5 litros de água filtrada;
  • 6 sementes de sucupira.

Modo de preparo

Para preparar o chá de semente de sucupira a primeira providência a ser tomada é colocar a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Logo em seguida, higienize bem as sementes e triture-as.

Assim que a água começar a ferver, junte as sementes trituradas e deixe na água por dois minuto. Passado esse tempo, apague o fogo e deixe o chá amornar. Quando estiver morno, pegue uma peneira e retire toda a semente utilizada.

A indicação é que o chá de sucupira seja ingerido ao longo de todo o dia. É bom que a ingestão do chá seja intercalada com água em intervalos de três horas. Para qualquer dúvida, consulte um especialista.

Para que o chá não perca as suas propriedades ao longo do dia, guarda-lo na geladeira é a solução mais indicada. Caso você prefira beber o chá das sementes de sucupira ainda morno, retire a quantidade desejada e esquente isoladamente.

Verificar sempre sobre as contraindicações de chás

Além do de sucupira, todo chá deve ter as suas contraindicações consultadas antes de o consumir. Nunca faça o consumo de qualquer remédio, bebida ou comida natural sem antes buscar sobre suas contraindicações, nem mesmo os chás.