Chá de canela em pó: para que serve e como fazer

A canela é um estimulante natural que melhora a circulação sanguínea, controla a glicemia e ajuda a emagrecer

Você sabe como fazer e para quê serve o chá de canela em pó? Neste artigo você confere todas as informações sobre essa bebida e tira as dúvidas sobre o seus benefícios, consumo e preparo. Veja também como usar esse chá para emagrecer usando as propriedades da canela.

A canela é uma especiaria muito apreciada em todo o mundo. Originária da Ásia, ela tem propriedades benéficas para o corpo humano, ajuda a emagrecer e ainda reforça a imunidade do organismo.

Antes de irmos de fato para as informações que você procura, é bom ressaltar que quando falamos “canela em pó” neste artigo, estamos nos referindo ao pau/casca de canela triturado. Algumas versões em pó vendidas por algumas marcas e empresas são, na verdade, misturas de ingredientes que nem sempre são saudáveis.

Sendo assim, descubra agora todos os benefícios do chá de canela em pó. Aprenda a usar essa bebida em favor do seu corpo e saúde.

Para que serve o chá de canela em pó?

O chá de canela é indicado no tratamento de inflamações, dores musculares, infecções, insônia, diabetes, doenças respiratórias provocadas por fungos, dores de cabeça e nas articulações. Também ajuda na digestão e prevenção de doenças, além de conter propriedades termogênicas, que ajudam a perder peso e reduzir medidas.

Além de emagrecer, o chá de canela em pó serve para combater insônia e indigestão

Por ser termogênico, esse chá consegue queimar gorduras (Foto: depositphotos)

A canela é também um ótimo estimulante natural que aumenta a circulação sanguínea e a temperatura do corpo. Isso favorece na prevenção de doenças circulatórias e também é capaz de reforçar o emagrecimento.

Assim como o chá de canela em pau, a bebida preparada com a canela em pó contém todas as propriedades e benefícios da especiaria. Além disso, o chá pode ser usado na produção de suchás detox e até mesmo em receitas.

Quais os benefícios da canela para a saúde?

É antioxidante

A canela possui polifenóis em sua composição, que são substâncias antioxidantes. De acordo com o médico Juliano Pimentel, em artigo publicado em seu site, os antioxidantes protegem o organismo dos danos oxidativos provocados pelos radicais livres.

Dessa maneira, ingerir alimentos antioxidantes ajuda a combater o envelhecimento precoce e na prevenção de doenças como distúrbios cerebrais, câncer, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Veja também: Chá de canela, para quê serve? Confira esses benefícios incríveis

Diminui os níveis de açúcar no sangue

O mesmo artigo citado acima indica que o composto da canela pode agir de forma semelhante a insulina no organismo humano. Dessa forma, ajuda a diminuir o nível de açúcar no organismo, o que previne picos de glicose.

Seu uso é recomendado, inclusive, para diabéticos e pessoas com propensão genética a sofrer de doenças relacionadas à glicose.

Combate infecções e inflamações

Além dos benefícios acima, a canela também possui propriedades benéficas à saúde quando o assunto é tratar infecções e inflamações.

No caso do combate a infecções, essa capacidade se dá por causa da presença de Cinamaldeído. Este é o principal componente ativo da canela, conhecido por sua eficiência no tratamento de infeção. É eficaz no trato infecções respiratórias causadas por fungos.

Já no caso das inflamações, o benefício é resultado também da ação dos antioxidantes presentes na composição da canela.

Chá de canela em pó emagrece?

O chá de canela em pó ajuda a emagrecer porque as propriedades da canela têm a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue, o que resulta na diminuição do apetite. Picos de glicemia provocam no corpo aumento da fome, e a canela evita que isso aconteça.

O chá de canela em pó serve para emagrecimento e é fácil de fazer

Para conseguir reduzir medidas, tome esse chá meia-hora antes das refeições (Foto: depositphotos)

Outro fator muito importante para o emagrecimento é que a canela ajuda na digestão e elimina gases, o que ajuda a desinchar a barriga e reduzir medidas.

Dessa forma, a melhor maneira de usar o chá de canela em pó para emagrecer é tomando a bebida cerca de meia-hora antes das refeições. Isto porque, com o controle da glicose no organismo, o apetite diminui. Assim, comemos menos, temos uma digestão mais saudável e ainda evitamos os gases e inchaço.

Mas não se engane ao achar que tomar o chá de canela é a solução milagrosa para emagrecer. Também é preciso estar atento a alimentação e evitar comidas gordurosas e altamente calóricas, como doces, frituras, massas e fast-foods.

Veja também: Água de canela ajuda a emagrecer

Como fazer uma infusão de canela?

Para preparar o chá/infusão de canela em pó, coloque 1 colher (de sopa) de canela em pó em uma xícara e a complete com água fervente. Tampe e deixe por 10 minutos. Depois disso, mexa bem a mistura com uma colher e beba morno.

Diferente da versão do chá feita com a canela em pau, o recomendado é beber o chá feito com a canela em pó logo após o preparo. Isto porque o pó da canela pode fazer a bebida ficar muito amarga e perder propriedades se for guardada ou levada à geladeira.

Chá de canela em pó aborta?

Por ser estimulante, acredita-se que o chá de canela em pó seja abortivo

O chá da canela em pó não é indicado para gestantes (Foto: depositphotos)

Mulheres grávidas podem tomar o chá de canela em pó, mas isto não é muito recomendado. As propriedades da canela não são indicadas para mulheres gestantes e crianças com menos de 6 anos de idade. Isto porque estes são períodos de constante alteração hormonal, que pode ser prejudicada pelo consumo destes alimentos.

Contudo, isto é apenas uma indicação preventiva. Não existe nenhum estudo ou pesquisa que conclua que o chá seja capaz de causar aborto. Se a gestante estiver com os hormônios estáveis e bem de saúde, o chá não é contraindicado.

Entretanto, há uma teoria sobre o que pode levar as pessoas a pensarem que o chá de canela provoca aborto. A canela é um ingrediente estimulante, que aumenta a circulação sanguínea e a temperatura corporal. Isto pode causar contrações e induzir desprendimento da parede do útero.

Essas situações podem resultar em um aborto. Contudo, isso é uma teoria e não um fato. Não há fundamentação científica que comprove essa relação. Em caso de mais dúvidas, procure um médico especialista.

Veja também: Chá de canela acelera ou atrasa a menstruação?

Contraindicações

Neste post você aprendeu como preparar e para quê serve o chá de canela em pó. A infusão é capaz de beneficiar a saúde e ajudar a emagrecer. Mas é sempre bom lembrar que a canela é um alimento que exige um pouquinho de cuidado.

Apesar de ser feito com produtos naturais, este chá não é indicado para crianças menores de um ano. Isto porque, durante este tempo de vida, a mesma ainda não tem o organismo pronto para receber tal ingredientes.

Por esta razão, deve-se evitar este tipo de tratamento para tais pacientes. O mais indicado nestas situações é buscar auxílio do pediatra o mais rápido possível.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.