Chá branco tem 5 benefícios e emagrece

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

De origem Chinesa, o chá branco é extraído da Camellia sinensis, assim como o chá verde e chá preto.

A diferença entre eles é que as folhas são mais jovens e ainda não passaram pelo processo de oxidação característico dos outros chás, por isso, o sabor também é mais suave.

Por outro lado, uma das semelhanças é que também tem um alto poder emagrecedor, além de benefícios para a saúde. 

Principais benefícios do chá branco

O chá branco combate o envelhecimento precoce, regula o colesterol e ainda emagrece (Foto: Freepik)

Rico em vitaminas C, K e as do complexo B, além de potássio, manganês, ácido fólico, cafeína e muito mais propriedades, o chá branco pode ser um ótimo aliado para a manutenção da saúde uma vez adicionado na alimentação cotidiana. 

1- Antioxidante potente

As propriedades antioxidantes contidas no chá branco atuam para prevenir o envelhecimento precoce das células. Isso influencia diretamente na saúde da pele, reduzindo os sinais de idade e impedindo que sejam formados. 

O benefício não é somente estético, pois os antioxidantes protegem os órgãos dos radicais livres também. O cérebro é um desses beneficiados, por exemplo, pois tem sua atividade preservada de doenças neurodegenerativas relacionadas aos radicais livres.

Inclusive, o chá feito com a Camellia sinensis atua como preventivo do câncer por causa da atividade antioxidante das catequinas. Pacientes que já estão em tratamento, entretanto, não devem consumir sem que haja indicação oncológica. (1)

2- Controla a diabetes

O chá branco pode ajudar no alívio dos sintomas da diabetes, especialmente da polidipsia (sede em excesso). O chá também controla os níveis de glicose no sangue, conseguindo diminuir em até 48%, e aumenta a produção da secreção insulínica. (2)

3- Aumenta a imunidade

Manter o sistema imunológico forte é extremamente importante para evitar as doenças e, em caso de contágio, curar infecções, sendo as mais comuns: gripes e resfriados.

O chá branco é um dos aliados no aumento da imunidade no corpo humano, atuando como antiviral, antifúngico e antibacteriano. 

Os efeitos antibacterianos acabam sendo tão potentes que o chá branco pode estar na composição química de produtos de higiene pessoal, como sabonetes.

A ação bactericida protege não só doenças contagiosas através do ambiente externo, mas também atua prevenindo o desenvolvimento de infecções nos órgão internos.

4- Emagrece

O chá branco contém substâncias que podem ser excelentes auxiliadores no processo de perda de peso.

As catequinas contidas na bebida inibem a formação das células de gordura no organismo, o que acaba evitando o ganho adiposo. A consumação diária de chá contendo 690 mg da substância é, de fato, útil na prevenção da obesidade e melhora do estilo de vida. (3)

Outra propriedade que age nessa temática é a cafeína, que mesmo sendo encontrada em pequenas quantidades – em comparação aos outros chás derivados da Camellia sinensis -, ajuda no processo de queima de gordura, pois é termogênico

5- Favorece o bem-estar 

Por ter um aminoácido chamado L-teanina, o chá branco atua como um proporcionador do estado de bom humor e aumento da clareza mental.

Por elevar os níveis do ácido gamaaminoburírico (GABA), dopamina e serotonina – que são neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar, esse chá relaxa os nervos e diminui o estresse. (4)

Como fazer o chá branco

O chá branco tem cor clara e aroma refrescante. Seu sabor é mais adocicado, diferente do chá verde (Foto: Freepik)

Preparar o chá branco é bastante simples, porém é importante ter uma seleção de qualidade das folhas – estas podem ser adquiridas em lojas especializadas em produtos naturais e ervas. 

Leve ao fogo três xícaras (cerca de 700 ml) de água filtrada com o cuidado para não deixá-la ferver, apenas levantar sinais de ebulição (quando surgem as bolhinhas ao fundo da panela).

Retire a água do fogo e acrescente duas colheres (de sopa) da erva, tampando o recipiente para que a bebida fique em infusão por até cinco minutos.

Coe e beba até três xícaras por dia. Para obter melhores efeitos, beba sem adoçar com açúcar ou adoçantes, preferindo o mel se for realmente necessário.

O chá branco tem uma cor clara que pode lembrar um pálido amarelo. Seu aroma é refrescante, porém o sabor varia notas de frutas, flores e até um doce amantegado, bem diferente do característico sabor amargo dos chás verde e preto. 

DICA! Para quem está adicionando o chá branco pelas suas propriedades emagrecedoras, adicione um pouco de canela ou gengibre para potencializar o efeito termogênico.

Cuidados

O consumo excessivo do chá branco, embora não seja tão nocivo quanto os outros chás feitos com a Camellia sinensis, pode aumentar a pressão arterial, causar episódios de insônia e acarretar em desordens gástricas. 

As mamães grávidas e lactantes não devem fazer o consumo do chá branco sem que haja prescrição médica, uma vez que as substâncias passam para o bebê tanto pela placenta, como pelo leite materno. 

Pessoas que sofrem com insônia, hipertensos e pessoas que sofrem com outros problemas cardíacos precisam tomar cuidado no consumo do chá branco. Consultar o médico antes de adicionar a bebida no dia a dia é importante para esses casos. 

Sobre o chá branco

O chá branco é originário de uma planta nativa do continente asiático, a Camellia sinensis, que é um arbusto alto, chegando a medir 15 metros de altura.

Camellia sinensis

O chá branco é feito com a planta em uma fase onde ela se encontra coberta por uma penugem esbranquiçada para se proteger da luz solar. Essa penugem é responsável pela concentração dos polifenóis, substâncias antioxidantes.

A Camellia sinensis é rica em compostos químicos benéficos à saúde. No chá branco são encontrados 13 tipos de catequinas, por exemplo, os flavonoides que constituem de 10 a 25% nas folhas jovens e brotos.

Essa composição é semelhante a do chá verde e diferente do chá preto, onde as catequinas são oxidadas, causando o escurecimento enzimático. (5)

Referências

(1) CHATTERJEE, A., SALUJA, M., ALAM, M. Green tea: A boon for periodontal and general health. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3459493/. J Indian Soc Periodontol. 2012. Acesso em: 11 de janeiro de 2020.

(2) JIU, W. Studies on tea and health. Institute of Nutrition and Food Safety, Chinese Center for Disease Control and Prevention, Beijing. 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22279681. Acesso em: 11 de janeiro de 2020.

(3) Nagao T, Komine Y, Soga S, Meguro S, Hase T, Tanaka Y, et al. Ingestion of a tea rich in catechins leads to a reduction in body fat and malondialdehyde-modified LDL in men. The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 81, Issue 1, Pages 122–129. 2005. Dispinível em: https://academic.oup.com/ajcn/article/81/1/122/4607419. Acesso em: 12 de janeiro de 2020.

(4) STAGG, G. V., MILLIN, D. J. The nutritional and therapeutic value of tea—a review. Enlang. 1975. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/jsfa.2740261002. Acesso em: 12 de janeiro de 2020.

(5) ALMAJANO, M. P., CARBÓ, R., JIMÉNEZ, J. A. L.,  GORDON, M. H. Antioxidant and antimicrobial activities of tea infusions. Food Chemistry. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2007.10.040. Acesso em: 11 de janeiro de 2020.


Sobre o autor

Jornalista com experiência em marketing e mídias digitais, já atuou como redatora web, assessora parlamentar, repórter e assessora de comunicação para órgãos públicos e revistas.