Barbatimão: banho de assento, benefícios, indicações, pomada e como usar

Substâncias como o tanino e flavonoides são responsáveis pelos benefícios do barbatimão

Você já ouviu falar no barbatimão, assim como no banho de assento preparado com a planta, as indicações, a pomada e como usá-la? Caso a sua resposta tenha sido negativa para alguma dessas perguntas, fique atento!

Nesse artigo você vai aprender muito sobre todas as aplicações que o barbatimão pode representar para a sua saúde. Por esse motivo, sua forma de utilização é bastante vasta, podendo ser preparada infusão, banho de assento e até pomada.

O barbatimão é uma planta que pode ser encontrado em várias regiões do Brasil, desde o Amapá até o Paraná. Trata-se de uma árvore de médio porte, onde, na medicina natural, as partes utilizadas são as folhas e a casca do tronco.

Benefícios do banho de assento de barbatimão

O banho de assento é uma das formas de utilizar as propriedades do barbatimão em prol da resolução de determinados problemas de saúde. Ele pode ser bastante útil nos casos de problemas relacionados à região íntima, tanto da mulher quanto do homem.

A utilização medicinal do barbatimão vem a partir da existência de duas substâncias: tanino e flavonoides. O primeiro defende o corpo contra a ação de microrganismos. Já o segundo, protege o DNA das células dos efeitos oxidativos.

Folhas de barbatimão

As partes usadas da planta são as folhas e a casca do tronco (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

O barbatimão serve para acabar com as bactérias presentes na pele. Sendo assim, ele se mostra eficaz contra o aparecimento de acne e furúnculos. Já em relação aos fungos, a erva pode ser usada contra a candidíase e HPV.

A planta, através do banho de assento, também pode ser usada no combate do corrimento vaginal causado por alguma doença sexualmente transmissível. Mas, só o tratamento com o barbatimão não resolve. Por isso, consulte o médico.

Como preparar o banho de assento

O banho de assento é uma forma eficaz para tratar os problemas relacionados à região íntima da mulher. Para prepará-lo você vai precisar de 2 litros de água e 2 punhados da casca do caule do barbatimão. Leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos.

Desligue o fogo e deixe a panela tampada e descansando por 10 minutos. Remova a parte da planta utilizada, espere amornar um pouco e despeje e líquido em uma bacia. Espere ficar em uma temperatura que não cause danos e sente por 10 minutos.

  Barbatimão: Para que serve?

O que é e para que serve a pomada de barbatimão

A pomada de barbatimão é uma forma mais prática de fazer uso dos benefícios da erva medicinal. Sua fórmula é baseada na ação dos taninos, que induz a cicatrização e proteção da área lesionada, além de amenizar a dor e evitar a infecção do ferimento.

Na prática, a pomada de barbatimão quando aplicada nos ferimentos, age de forma a eliminar a água das células. Isso acaba contraindo as fibras da pele, fazendo com que o ferimento cicatrize mais rápido.

O barbatimão também contém substâncias que evitam a quebra das ligações peptídicas das proteínas, ou seja, elas fazem com que as redes proteicas que atuam no restabelecimento da lesão sejam formadas.

A pomada de barbatimão também é capaz de agir contra as verrugas genitais que aparecem como sintoma de doenças sexualmente transmissíveis. Ela atua na desidratação das células afetadas pelo vírus, fazendo com que elas desapareçam.

Vale ressaltar que a pomada de barbatimão teve a sua eficácia comprovada através de estudos. Um deles foi realizado pela Universidade Federal de Alagoas e o outro pela Universidade Estadual de Maringá, no Paraná.

Pomada de barbatimão trata HPV?

O HPV é uma doença infecciosa que causa o aparecimento de verrugas na região genital do homem e da mulher. Como o barbatimão é uma planta com propriedades adstringentes e cicatrizantes, ele se mostra eficaz contra o HPV sim.

Porém, antes de sair por aí fazendo uso da pomada, o mais recomendado é que o médico seja consultado. Além de prescrever o tratamento correto, o médico pode tirar todas as suas dúvidas a respeito da doença.

Vargens de barbatimão

Essa erva pode ser usada contra a candidíase e HPV (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

É bom deixar claro também que a pomada de barbatimão é considerada um medicamento natural eficaz. Nesse caso, sua contraindicação é quase nenhuma. Porém, mulheres grávidas, que estão em processo de amamentação e crianças, devem ter atenção quanto ao uso.

O que é HPV

Mediante a indicação da pomada de barbatimão para os casos de HPV, muita gente ainda não sabe o que de fato é a doença. O HPV, também conhecido como papilomavírus humano, é uma infecção que provoca verrugas na pele.

Essas verrugas podem surgir na região genital, tanto do homem quanto da mulher, como também pode aparecer em outras partes do corpo, a exemplo de ânus, nariz, garganta ou boca.

Veja também: Remédios caseiros para HPV

Caso não sejam tratadas da forma correta, essas verrugas podem fomentar o desenvolvimento do câncer. “Há uma estimativa que diz que dois milhões de novos casos de HPV são diagnosticados todos os anos no Brasil”, informa o médico Bruno Jacob.

O HPV é transmitido de um indivíduo para o outro através do contato íntimo, ou seja, sexo sem preservativo. Por esse motivo ele é considerado uma doença sexualmente transmissível. Ele também pode se manifestar em pessoas com imunidade baixa.

Uma das suas principais características é o surgimento de verrugas na região genital do homem e da mulher, como também nas demais regiões onde a doença pode se manifestar.

Além da utilização do preservativo na hora do sexo, outra forma de evitar o HPV é através da vacina e da alimentação rica em vitaminas e sais minerais.

“O indivíduo pode ficar com o HPV de uma forma latente sem dar doença. Já a outra situação é quando se tem a doença causada pelo HPV, que seriam as verrugas, câncer do cólon do útero e o câncer de pênis”, informa Julio Carvalho, Urologista e Especialista Brasileiro em HPV.

Nesse sentido, o profissional informa que as doenças causadas pelo HPV tem cura, podendo ser tratada, através do melhoramento da imunidade, como foi informado anteriormente.

Outros benefícios do barbatimão

A partir das propriedades benéficas do barbatimão para a saúde, a planta pode ser usada no processo de tratamento e cura de muitas outras doenças. Nesse sentido, fique atento a todas elas.

  • Cicatrização de feridas
  • Efeito anti-inflamatório
  • Dor de garganta
  • Gastrite e úlcera gástrica
  • Ação bactericida
  • Atua contra o veneno de serpentes
  • Conjuntivite
  • Faz bem para a saúde da mulher

Agora chegou a hora de você ficar por dentro de como o barbatimão atua em cada uma das doenças apresentadas.

Cicatrização de feridas

Os taninos encontrados na casca do barbatimão possuem substâncias fenólicas solúveis em água. Dessa forma, quando utilizado para tratar ferimentos na pele, além de evitar a inflamação das mesmas, ele contém o sangramento e ajuda na cicatrização.

Para as pessoas que sofrem de diabetes e tem problemas com cicatrização de feridas, o tratamento com barbatimão pode apresentar excelentes resultados. Ele também induz a formação de novos vasos sanguíneos na região das feridas, ajudando no processo de cicatrização.

Efeito anti-inflamatório

É também através dos taninos que o barbatimão consegue formar uma camada protetora nos tecidos lesados, impedindo que microrganismos, como bactérias, se instalem e cause uma inflamação na ferida.

Dor de garganta

Por combater a ação de determinadas bactérias, o barbatimão pode ser usado para auxiliar o tratamento das dores de garganta. Vale ressaltar que esse é um problema causado pela ação da bactéria Streptococcus pyogenes.

Veja também: Barbatimão emagrece, sim ou não?

Gastrite e úlcera gástrica

Para problemas relacionados ao estômago, tais como úlcera gástrica e gastrite, o barbatimão possui efeito benéfico. Um estudo comparou o extrato do barbatimão com os efeitos de um medicamento para tratar esses problemas. Como resultado, ele conseguiu evitar a formação das úlceras.

Ação bactericida

O barbatimão serve para acabar com as bactérias presentes na pele. Sendo assim, ele se mostra eficaz contra o aparecimento de acne e furúnculos. Já em relação aos fungos, a erva pode ser usada contra a candidíase, que afeta a boca e a região íntima.

Para os casos de doença de Chagas e leishmaniose, o barbatimão também se mostra eficaz. Ele atuou na redução da população dos parasitas na corrente sanguínea.

Atua contra o veneno de serpentes

A utilização do barbatimão também pode ser vista contra a ação do veneno de certas espécies de serpentes, são elas, as urutus, surucucus e as jararacas.  Na prática a erva conseguiu inibir os efeitos tóxicos dos venenos dessas serpentes.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença que ocasiona a inflamação da membrana que cobre o interior das pálpebras e toda a parte da frente do globo ocular. Como o barbatimão tem substâncias que combate a inflamação, ele pode ser usado no tratamento.

Faz bem para a saúde da mulher

O barbatimão é uma planta que apresenta propriedades relevantes quando o assunto se refere à saúde da mulher. Ele combate inflamações no útero e ovários, além do mais, a erva também reduz o corrimento vaginal.

Em outros casos, o barbatimão pode ser usado no combate as hemorragias e gonorreia. Outro benefício associado a essa planta é a promessa de tratamento do HPV. Nesse caso, o barbatimão é utilizado na forma de pomada.

Onde encontrar o barbatimão

O barbatimão é uma planta medicinal bastante conhecida, justamente pelo fato dela ser bem comum em todas as regiões do Brasil. Cientificamente a planta é conhecida por Stryphnodedron barbatimam.

Dependendo do local onde é encontrada também pode ser conhecida por barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima. Como deu para ver no decorrer do artigo, ela possui muitos benefícios para a saúde.

Para quem deseja encontrar a planta, ela está disponível em lojas especializadas na comercialização de produtos naturais, em feiras livres ou até em alguns sites na internet.

Além da casca do caule do barbatimão e da folha seca, outros produtos também podem ser encontrados a partir da utilização do barbatimão, como é o caso da pomada e do sabonete.

Veja também: Como comprar folhas de barbatimão; veja também benefícios

O barbatimão e os seus benefícios para a saúde

É indiscutível a quantidade de benefícios que o barbatimão pode oferecer para a saúde humana. Seja a partir da utilização da planta na forma de chá, pomada ou até mesmo da compressa com as folhas.

Mas junto a tudo isso, é bom o médico seja procurado. Isso acaba passando mais responsabilidade e eficácia em qualquer que seja o tratamento. Aproveite todas as informações que foram passadas nesse artigo.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.