Truques de como eliminar os agrotóxicos do alimentos

Quanto mais tempo um produto passa para amadurecer, mais agrotóxico é utilizado na sua plantação.Veja quatro dicas de como se livrar dessas substâncias


Os agrotóxicos servem para as plantas como um “remédio” capaz de acabar com as pragas que destroem as plantações. No entanto, para os seres humanos essa substância é, na verdade, um veneno causador de diversos problemas de saúde. Doenças como o câncer de cérebro, de fígado, leucemia e outros tumores podem está relacionados ao consumo de agrotóxicos.

Em 2014, os brasileiros consumiam 14 tipos de agrotóxicos proibidos no mundo. Esse descontrole ocorre pela falta de informação das pessoas e por não conhecerem métodos eficazes que combatam a ação dessas substâncias. Por essa razão, é importante que a população saiba escolher seus produtos e dê preferência aos orgânicos, que são bem mais saudáveis. Neste artigo, você irá conhecer formas de retirar os agrotóxicos de furtas e verduras sem sair de casa.

Como agem os agrotóxicos?

O problema não é só o agrotóxico em si, mas a quantidade consumida. Para salvar as plantações das pragas, os agricultores fazem uso desses remédios. Desta forma, a planta continua saudável e os insetos se afastam. Porém, a concentração dessas substâncias químicas é ainda maior no corpo do último que consome, isto é, o ser humano, e no caso das mulheres que amamentam, essa substância vai parar no leite materno.

O fígado é responsável por identificar e transformar as toxinas em elementos não tóxicos. Porém, o órgão não consegue dar conta das grandes quantidades. Por não serem metabolizadas, as toxinas adentram nas células e, por isso, a incidência de câncer aumenta.


Truques de como eliminar os agrotóxicos do alimentos

Foto: Free Images

Eliminando os agrotóxicos das frutas e verduras

Quanto mais tempo um produto passa para amadurecer, mais agrotóxico é utilizado na sua plantação. Os alimentos campeões de acúmulo de agrotóxico são o pimentão e o morango. Veja agora quatro dicas de como se livrar dessas substâncias usando produtos caseiros.

  • Limão e vinagre branco: Misture dentro de um spray o suco de um limão com duas colheres de vinagre branco, e finalize completando com água. Agite o recipiente e aplique nos alimentos antes de servi-los;
  • Vinagre e sal: Em um recipiente de plástico ou de vidro, coloque água, meia xícara de vinagre e três colheres de sal. Dilua todos os ingredientes e mergulhe as frutas ou verduras na substância por 20 minutos. Após o tempo determinado, enxague;
  • Bicarbonato de sódio: Lave e esfregue o alimento infectado em uma substância feita com um litro de água e uma colher de bicarbonato de sódio. Essa ação vai remover as bactérias e os resíduos químicos. Antes de servir, lave-as com água corrente;
  • Bicarbonato de sódio e vinagre: Em uma tigela com água, deixe as frutas e as verduras por cinco minutos. Em seguida, transfira os alimentos para uma bacia com uma colher de bicarbonato de sódio diluído em um litro de água. Deixe a mistura agir por 40 minutos, assim ela consegue retirar 90% dos agrotóxicos. Depois, coloque os produtos novamente em um recipiente com água limpa e os deixe passar por mais cinco minutos. Por fim, aplique os vegetais em uma solução feita com uma colher de vinagre e um litro de água, por mais 40 minutos. Essa última etapa exclui os 10% que restaram das substâncias nocivas nesses alimentos.

Importante: só faça a lavagem de frutas e verduras antes de consumi-las. Lavar e guardar na geladeira ou fruteira, faz com que os alimentos apodreçam mais rápido. Outra dica, é que depois que for usada a substância feita com bicarbonato de sódio, o vegetal deve ser lavado com água corrente, pois o bicarbonato não deve ser consumido.


Reportar erro