Tratamentos e receita do chá de Eucalipto

O eucalipto é uma espécie dos vegetais do gênero Eucalyptus e é muito utilizado na…


Tratamentos e receitas do chá de eucalipto

Imagem: Reprodução

O eucalipto é uma espécie dos vegetais do gênero Eucalyptus e é muito utilizado na medicina popular em vários tratamentos. Seja em forma de chá ou óleo essencial, retirado das suas folhas, o eucalipto é repleto de substâncias benéficas para a saúde das pessoas. Doenças respiratórias, como asma, sinusite, tosse e bronquite são especialmente tratadas com essa planta, mas além desses exemplos, ela também é útil no combate às doenças reumáticas e as dores musculares.

Propriedades e benefícios do eucalipto

  • O eucalipto previne o acontecimento de espasmos;
  • É um antisséptico;
  • Combate gripes;
  • Sintoma de febre pode desaparecer quando tomado o chá de eucalipto;
  • Asma, bronquite e nefrites também podem ser tratadas com a planta;
  • A gangrena pulmonar vai diminuindo com o uso do chá;
  • Males na bexiga, dores nas cadeiras incomodam bastante e podem ser tratados com o eucalipto;
  • Diabetes e reumatismo aceitam muito bem a planta em seus tratamentos;
  • Mascar as folhas do eucalipto ajuda a curar as inflamações na garganta.

Dor ciática e catarro podem ser tratados com esta planta

A dor ciática é uma dor constante que inicia na região lombar, passa pelas nádegas e chega até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas. Ela percorre todo o nervo ciático, o mais logo do corpo humano, e esses terríveis sintomas podem ser amenizados com o eucalipto, basta massagear o local com o óleo da planta.


No caso do catarro, que pode ter várias causas, o paciente precisa expelir essa secreção para fora do corpo, pois a permanência dele nos pulmões pode levar a outros quadros muito mais complicados. O chá das folhas de eucalipto tomado de 3 a 4 xícaras por dia ajuda a eliminar a secreção.

Receita do chá de eucalipto

Em uma xícara de chá, despeje uma colher de sopa das folhas de eucalipto picadas e adicione água fervente. Tampe e deixe descansando até o chá ficar morno, que é a temperatura ideal para beber. Coe com um pano bem limpo e tome 3 xícaras desse chá ao longo do dia. Ainda poderá adicionar mel ou gotas de limão.

Atenção!

O chá de eucalipto não é indicado para mulheres grávidas ou lactantes. As crianças menores de 2 anos também não devem consumir esse chá. É sempre importante consultar um médico antes de recorrer aos tratamentos naturais!


Reportar erro