Remédios caseiros para tratar queimaduras

Por Daiane Silva

Queimadura

As pequenas queimaduras simples do dia a dia podem ser aliviadas com alguns remédios caseiros! | Imagem: Reprodução

Acidentes podem ocorrer e, embora se tente tomar o máximo cuidado, algumas vezes nos queimamos na execução de tarefas do cotidiano. Seja qual for a idade da vítima ou a forma de queimadura, dói demais e pode ter consequências sérias se não for tratada adequadamente. Por isso, é sempre bom levar em conta esse detalhe, verificar qual a extensão e gravidade do ferimento antes de querer resolver em casa.

As queimaduras são classificadas conforme sua profundidade

  • Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, que atinge a primeira camada da pele a epiderme. É uma queimadura dolorosa que regride em poucos dias. Por exemplo: queimadura solar.
  • Queimadura de Segundo Grau - queimadura mais profunda e  muito dolorosa, causa bolhas (” FLICTENAS “) , porque expõe as raízes nervosas que foram atingidas.
  • Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiçada que é tão profunda que atinge os músculos e ossos. Os tecidos ficam necrosados,  não há dor, já que as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor também foram queimadas. Nas áreas próximas à uma queimadura de terceiro grau, haverá queimaduras de primeiro e segundo grau.
  • Queimadura de Quarto Grau - é o que se denomina carbonização, quando há perda total de todo o corpo e claro, funções.

A primeira coisa a fazer, se não for um caso de queimadura gravíssima, de segundo e terceiro graus, é claro, é colocar a  parte atingida debaixo da água fria para que o calor estanque e não atinja várias camadas de pele.

Após isso, algumas compressas e aplicações naturais podem ajudar e muito! Veja alguns destes remédios caseiros

+ Uma boa coisa a se fazer é aplicar sobre a queimadura uma clara de ovo levemente batida. A clara de ovo é uma placenta, altamente nutritiva e contém colágeno, por isso, age rapidamente na regeneração da área queimada!

+ PARA QUEIMADURA DE SOL: Ferva duas xícaras de água, coloque dois saquinhos de chá preto, deixe em infusão até que amorne e misture mais uma xícara de água e uma colher de sopa de sal, misturando bem. Aplique com compressas de gaze sobre as áreas afetadas de 15 a 25 minutos. Vá fazendo isso até que a dor alivie.

+ A babosa, ou aloe vera, é reconhecida por seu poder antiinflamatório e calmante, a folha usada deve ser muito bem lavada antes dessa aplicação, para que não contamine a queimadura! Após limpa, pode ser colocada num saco plástico na geladeira, mas não é regra, apenas que, gelada, ajuda mais ainda. Cortar um dos lados da folha, retirar o gel e aplicar na queimadura. Deixar por uns quinze minutos e enxaguar com água fria.