Proteja seu coração com o suco fresco da uva

A solução para quem deseja manter o sistema cardiovascular saudável, sem mesmo tocar em uma taça de vinho, é aproveitar um bom e forte copo de suco de uva


Quem nunca ouviu falar que um cálice de vinho durante as refeições faz um bem enorme para a saúde do coração? Apesar desse efeito protetor, nem todo mundo gosta do sabor desta bebida ou das alterações que ela provoca por conter álcool em sua composição.

Porém, agora existe uma solução para quem deseja manter o sistema cardiovascular saudável, sem mesmo tocar em uma taça de vinho. O segredo? Um bom e forte copo de suco de uva.

A comprovação se deu através de uma tese de doutorado da cardiologista e médica assistente do Instituto do Coração (Incor), da Faculdade de Medicina da USP, Silmara Regina Coimbra. Com alguns voluntários ela conseguiu observar que os efeitos protetores provocados pelo vinho também estão presentes no suco da uva.

Proteja seu coração com o suco fresco da uva

Foto: Pixabay

Funcionamento do sistema cardiovascular

O sangue é enviado do coração para as demais partes do corpo através das veias e artérias. Existe ainda, nestes vasos sanguíneos, uma camada chamada de endotélio a qual reveste os canais que passam o sangue, aumentando as suas dilatações.

Todavia, nesta mesma camada podem acumular placas de gordura que recebem o nome de ateroscleróticas. Estas, por sua vez, acabam dificultando a irrigação sanguínea.

Quando isso ocorre, as células recebem pouco ou nenhum oxigênio, dependendo do grau de entupimento dos vasos. Em casos mais graves, o paciente que se encontra em situação semelhante pode acabar sofrendo um infarto de miocárdio.


Portanto, de acordo com a pesquisa, esse tipo de problema é evitado com o consumo tanto do vinho tinto, como do suco de uva.

O estudo

Foram utilizados 31 pessoas para compor o estudo feito por Coimbra. Esse total foi dividido em duas partes, um grupo ficou com 15 e outro com 16. O primeiro tinha que consumir 500 ml de suco de uva todos os dias, durante uma semana.

A quantidade teria que ser dividia em duas refeições, ou seja, 250 ml no almoço e a mesma proporção no jantar. Após esse processo, os voluntários descansaram mais sete dias, para depois dá continuidade ao procedimento pela mesma quantidade de tempo.

Já o segundo grupo, teve que consumir por 14 dias, por cada bebida ingerida. Enquanto o primeiro só tomou o suco de uva, este teve que ingerir também o vinho tinto pela mesmo período. O resultado, em ambas as equipes, foi o aumento do endotélio.

A camada dilatou o suficiente para atender as demandas sanguíneas que são enviadas para o corpo constantemente.

Suco de uva x Vinho tinto

Se as duas bebidas são capazes de aumentar a funcionalidade do endotélio, qual a diferença entre elas? Tratando-se dos benefícios para o coração as duas estão empatadas, todavia o suco da fruta é o mais indicado pelo fato de não conter álcool em sua composição.

De acordo com Coimbra, o consumo ideal do suco é a quantidade de um copo de 150 ml no almoço e outro no jantar.


Reportar erro