Propriedades e preparo do chá de alfavaca

Por Redação

Alfavaca - planta

Benefícios do chá de Alfavaca | Imagem: Reprodução

A alfavaca (ocimum americanum) é popularmente conhecida como manjericão de folha larga, manjerona e alfavaca-de-vaqueiro. É muito cultivada na Índia, sendo seu óleo muito usado na indústria de cosméticos e alimentos. Além de ter propriedades medicinais e até afrodisíacas, essa planta é bastante apreciada como planta ornamental, por causa de suas flores, que, assim como suas folhas, são usadas na medicina popular para o preparo de chás, que servem à diversas aplicações. As folhas de alfavaca também são usadas na alimentação, como temperos, sendo muito apreciadas em pizzas, acompanhando molhos e queijos.

Veja algumas das indicações de uso do chá de alfavaca

  • TRATAR DOR DE CABEÇA:  Faça uma decocção com 30 gramas de folhas de alfavaca em uma xícara de água, fervendo por sete minutos e bebendo ainda bem quente.
  • ACABAR COM AS AFTAS: fazer emplastro, moendo as folhas e colocando-as sobre as aftas;
  • COMO AFRODISÍACO: Preparar da mesma forma que o tratamento da dor de cabeça e beber três vezes ao dia.
  • TRATAR DOR DE OUVIDO: moer as folhas e umedecer um algodão, colocando-o no ouvido, sem colocá-lo no fundo, assim, o remédio age nas paredes internas e externas.
  • AFASTAR MOSCAS OU EM PICADAS DE MOSQUITOS:  se as moscas estiverem ao redor, incomodando, coloque ramos da planta por perto e, se os mosquitos picarem, amasse uma folha e coloque sobre a picada.

Ela ainda ajuda a aumentar a produção de leite nas lactantes, evita as cãibras no estômago, elimina catarros, febre, tosses, gripe, ajuda a tratar problemas renais, má digestão, gastrite, náuseas e vômito e infecções intestinais.

Como preparar?

Chá de alfavaca

Chá | Imagem: Reprodução

O chá medicinal de alfavaca é preparado por infusão e deve ser bebido ainda quente antes de dormir, já que, durante o sono, o corpo se restabelece, favorecendo as curas.

- Colocar as folhas numa xícara e despejar água fervente sobre elas, deixando-as em infusão por 10 ou 15 minutos. Coar e beber.